Estrangeiros da CPLP em Portugal: novas oportunidades

Ao flexibilizar a entrada de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Portugal tornou-se um destino preferencial especialmente para brasileiros. O jurista da Martins Castro, João Roseira, foi uma das fontes ouvidas na reportagem que você pode ler na íntegra aqui.
Com as mudanças na Lei de Estrangeiros (23/2007), o governo português facilitou a entrada e a regularização de brasileiros e timorenses, que podem desembarcar no país como turistas e solicitar autorização de residência.
Principais mudanças e impactos
- Controle rigoroso nos aeroportos: A principal ferramenta de controle será o setor de imigração nos aeroportos, onde será possível frear e controlar a entrada de brasileiros.
- Preferência pelos brasileiros: Os brasileiros são considerados imigrantes preferenciais e não necessitam de visto para entrar no país. Com a nova lei, eles podem obter documentação de residência diretamente em território português.
- Acesso à residência para cidadãos da CPLP: Outros cidadãos da CPLP, como angolanos e moçambicanos, continuam precisando de vistos, mas podem requerer autorização de residência por meio da AIMA, com processos realizados online.
O governo português, sob a liderança de Luís Montenegro, enfatizou a prioridade para cidadãos da CPLP devido à proximidade linguística e cultural. O Plano de Ação para as Migrações, lançado em junho, destacou a importância de facilitar a mobilidade entre países da CPLP, reforçando o acordo de mobilidade e aumentando a capacidade dos postos consulares com a contratação de novos profissionais.
Benefícios do passaporte europeu
Obter a nacionalidade portuguesa traz várias vantagens, como a facilidade de viajar sem a necessidade de visto para diversos países e acesso a programas de saúde e educação pública. Além disso, ter um passaporte europeu pode abrir portas para oportunidades de trabalho e residência em outros países da União Europeia.
Converse com nossos especialistas para alcançar a mobilidade internacional com segurança e aproveitar todas as oportunidades que a cidadania portuguesa pode oferecer. Clique aqui para iniciar seu atendimento.

Mudanças na Lei da Nacionalidade não serão aplicadas, pelo menos, até setembro
Nacionalidade por via sefardita permanece válida, pelo menos, até setembro. A Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias do parlamento português […]

“Esta medida não é apenas legal, é profundamente simbólica”, diz Isabel Comte
Mais de oito anos após Portugal criar a via sefardita para concessão de nacionalidade portuguesa, o governo agora propõe revogar […]

Monitor de Processos de Nacionalidade em Portugal – Julho 2025
Em julho de 2025, a Martins Castro segue acompanhando de perto os processos de nacionalidade portuguesa, que continuam enfrentando prazos […]