Expectativas de avanço no processo de nacionalidade portuguesa

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) de Portugal anunciou recentemente a implementação de inteligência artificial (IA) e digitalização para acelerar os processos de cidadania portuguesa.
Apesar das promessas de maior rapidez, os desafios estruturais permanecem, e a principal necessidade continua sendo o aumento de pessoal para atender à alta demanda. Renato Martins, CEO da Martins Castro, foi consultado na matéria que você pode ler na íntegra aqui.
Principais desafios e expectativas
- Desafios estruturais: Apesar das novas tecnologias, há uma necessidade urgente de mais funcionários. Atualmente, existem apenas 232 cartórios em Portugal, mas estima-se que seriam necessários 500 para atender à demanda.
- Prazos de análise: A lei exige que os processos de cidadania sejam avaliados em até 90 dias, mas alguns casos estão levando até dois anos para serem resolvidos, especialmente para filhos maiores de idade.
- Aumento da demanda: As mudanças na legislação, que facilitam a cidadania para descendentes de portugueses, aumentaram o número de pedidos. Entre 2010 e 2023, mais de 400 mil brasileiros obtiveram a nacionalidade portuguesa.
Impacto das Mudanças Legislativas
- Redução do tempo de residência: Em 2015, o tempo necessário para residir em Portugal e obter a cidadania foi reduzido de seis para cinco anos.
- Descendentes de portugueses: Em 2020, a lei foi alterada para facilitar a concessão de cidadania a netos de portugueses, eliminando a necessidade de comprovar laços afetivos com Portugal.
Benefícios do passaporte europeu
Ter a nacionalidade portuguesa garante a mobilidade internacional, com facilidade para viajar sem visto para mais de 190 países, e acesso a serviços públicos de saúde e educação na União Europeia. Além disso, abre portas para oportunidades de investimento, trabalho e residência em outros países europeus.
Converse com nossos especialistas para alcançar a mobilidade internacional com mais facilidade e aproveitar todas as oportunidades que a cidadania portuguesa pode oferecer. Clique aqui para iniciar seu atendimento.

Mudanças na Lei da Nacionalidade não serão aplicadas, pelo menos, até setembro
Nacionalidade por via sefardita permanece válida, pelo menos, até setembro. A Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias do parlamento português […]

“Esta medida não é apenas legal, é profundamente simbólica”, diz Isabel Comte
Mais de oito anos após Portugal criar a via sefardita para concessão de nacionalidade portuguesa, o governo agora propõe revogar […]

Monitor de Processos de Nacionalidade em Portugal – Julho 2025
Em julho de 2025, a Martins Castro segue acompanhando de perto os processos de nacionalidade portuguesa, que continuam enfrentando prazos […]