Pedidos de cidadania portuguesa pela via sefardita crescem quase 400% no Brasil
O fim da atribuição da cidadania portuguesa aos judeus sefarditas integra o pacote de mudanças na Lei da Nacionalidade apresentado pelo governo português e provocou um aumento expressivo nos pedidos no Brasil, com forte concentração em São Paulo.
O pacote foi vetado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa após parecer negativo do Tribunal Constitucional, mas deve voltar à pauta do parlamento em outubro. Leia a matéria completa aqui.
Levantamento mostra salto nos números
Dados da consultoria Martins Castro, enviados à coluna Portugal Giro (O Globo), revelam que os pedidos cresceram 398,5% no Brasil. A tendência acompanha o padrão internacional observado em países como México, Colômbia, Israel e Estados Unidos, onde o aumento foi de 365%.
Distribuição regional no Brasil
- São Paulo: 27,0%
- Rio de Janeiro: 9,7%
- Minas Gerais: 9,2%
- Ceará: 6,0%
Explicação do movimento
Segundo Renato Martins, diretor da Martins Castro, a disparada nos pedidos está ligada ao iminente encerramento da via sefardita de acesso à cidadania portuguesa.
O pacote anti-imigração propõe acabar com esse direito, atualmente assegurado a judeus sefarditas que comprovem ligações efetivas e duradouras com Portugal, descendentes dos expulsos da Península Ibérica durante a Inquisição.
As mudanças para imigrantes já foram aprovadas pelo parlamento e aguardam apenas a sanção presidencial, enquanto o fim da via sefardita pode ser votado ainda em outubro. Para evitar perder o acesso a esse direito, é essencial agir agora e iniciar o processo de cidadania portuguesa sem atrasos.
Se você ainda não iniciou seu pedido, preencha o formulário abaixo:
Português | Espanhol | Inglês | Hebraico
Se deseja transmitir para filhos e cônjuges, acesse e envie o formulário:
Português | Espanhol | Hebraico
“Por causa de uma polêmica, mudam uma reparação histórica”, diz Isabel Comte
A proposta de alterações à Lei da Nacionalidade em Portugal segue no centro do debate público, mesmo após a decisão […]
“O Tribunal Constitucional deu tempo, não mudou a lei”, afirma jurista da Martins Castro
A recente decisão do Tribunal Constitucional de Portugal, que travou partes centrais da proposta do governo para endurecer o acesso […]
Nacionalidade para filhos menores: por que o processo costuma ser mais simples?
Entre as diversas vias previstas na Lei da Nacionalidade Portuguesa, a transmissão para filhos menores costuma ser percebida como um […]