fbpx

cases de sucesso

Casal cearense comemora a cidadania portuguesa por meio dos judeus sefarditas

A cidadania portuguesa pela via sefardita não é uma novidade na família da cearense Claudiane Juaçaba. A advogada é prima do primeiro brasileiro a conseguir o feito, Nertan Ribeiro. Estima-se que o Ceará, inclusive, é um dos estados brasileiros com maior percentual de descendentes dessa comunidade.

Com a ajuda da Martins Castro Consultoria Internacional, Claudiane e o marido Carlos Juaçaba já tiveram os pedidos de cidadania portuguesa analisados e deferidos pelo Ministério da Justiça de Portugal, o que já os torna cidadãos lusitanos. A família já tem planos para o passaporte vermelho: “Agora queremos conseguir a cidadania dos nossos filhos para que eles possam estudar na Europa com a facilidade de europeus”.

A história da advogada, no entanto, lança um alerta a todos os brasileiros que vão iniciar o processo de nacionalidade e optam por contratar uma consultoria. “Em 2018, quando os nossos processos estavam com outra empresa, eu não recebia feedback e eles quase perderam prazos importantes”, lamenta. Hoje as coisas decorrem de modo diferente: “A Martins Castro é uma empresa séria e que foi fundamental para essa conquista”, celebra Claudiane, que espera ansiosa sua próxima viagem à Europa. Agora, como cidadã portuguesa.

Cases de Sucesso - Martins Castro Consultoria Internacional 1
Cases de Sucesso - Martins Castro Consultoria Internacional 2

Mais uma família potiguar conquista a Certificação da CIL

Foi uma paciente do dentista Marcos Medeiros que lhe falou pela primeira vez a respeito do Decreto – Lei 30-A/2015, que concede a nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus sefarditas. Isso aconteceu em uma das visitas à sua família do Rio Grande do Norte. Marcos, que é paulista, descobriu no mesmo período que os Medeiros eram elegíveis para requerer a cidadania portuguesa.

Inquieto e curioso, foi em busca de mais informações até encontrar a Martins Castro Consultoria Internacional e o genealogista para remontar a sua árvore genealógica até o ascendente sefardita. Hoje, mais perto de conseguir a cidadania portuguesa, o dentista e a família comemoram o certificado emitido pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL).

“Saber de onde viemos, a nossa história, me traz um sentimento de acolhimento”, destaca o dentista. A conquista da cidadania portuguesa é para muitos brasileiros o resgate das origens familiares e o caminho para novos horizontes.

A conquista da certificação da CIL, documento indispensável no processo, contou com a consultoria da Martins Castro: “É uma equipe extremamente profissional. Tudo tem acontecido de forma previsível e segura!”, conta o descendente de judeus sefarditas e futuro cidadão português.