fbpx

FAMÍLIA FERNANDES

Os Fernandes

A Família Fernandes, do Rio Grande do Norte, foi uma das que já conseguiram comprovar a descendência sefardita. A família tem origem na região do Douro, norte de Portugal, e seus primeiros membros chegaram ao Brasil em princípios do século XVIII.

Vindos de navio, os três primeiros Fernandes foram dois irmãos e um primo, um deles identificado por António José Fernandes, apelidado de “Pimenta”, em função de sua pele encarnada. Daí a origem dos “Fernandes Pimenta” que habitaram o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

Entre os descendentes de António Fernandes, destaca-se o Major Cosme Damião Fernandes (seu neto), que habitou a região do Seridó, no Rio Grande do Norte e casou-se com Izabel Maria de Araújo, deixando oito filhos que se fixaram naquela região.

Pesquisas genealógicas demonstraram que todos os descendentes do casal possuem origem judaica direta e comprovada, proveniente do lado materno, de habitantes da cidade de Barcelos, convertidos à força em 1497, no reinado de D. Manuel.

Estima-se que milhares de seridoenses sejam descendentes diretos desse casal e que, por consequência, tenham origem sefardita, podendo requerer a nacionalidade portuguesa, enquanto a atual Lei da Nacionalidade estiver em vigor.

Você tem o sobrenome Fernandes e quer saber como conseguir sua nacionalidade portuguesa?

Preencha o formulário de pré-análise e descubra se tem descendência sefardita!