Captação de Recursos

Há diversos recursos oriundos de um acordo de parceria entre Portugal e a União Europeia.

Descrição

Portugal e Europa como destino de negócios

O continente europeu é um dos mercados com maior relevância em escala global. São aproximadamente 446 milhões de consumidores que desfrutam de livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre os países, além de moeda única. 

Ao investir na Europa uma empresa tem a possibilidade de vender sem restrições alfandegárias, de fronteiras ou impostos para todos os 27 países da comunidade européia. Além disso, os custos associados aos negócios são muito diferentes entre os países da zona Euro. Uma empresa instalada nos países do sul da Europa, como Portugal, terá custos muito menores do que um empresa instalada na Alemanha, por exemplo, uma vez que o custo de vida é bem mais alto nesta região. 

No âmbito europeu, Portugal tem se destacado como um dos países mais promissores. Além de se beneficiar de um dos melhores climas da Europa, belezas naturais, segurança e qualidade de vida, Portugal tem sido eleito por diversas publicações da área como um dos melhores países da Europa para se emigrar, além dos prêmios como melhor destino turístico da Europa.

Toda essa atmosfera em torno desse pequeno país da Península Ibérica fez emergir uma ambiente de negócios dinâmico e promissor. De acordo com o portal doingbusiness.org, do Banco Mundial, Portugal é líder nas questões relacionadas ao comércio internacional, com custo baixo e agilidade na importação e exportação de bens e serviços. Nesse quesito específico o Brasil ocupa a 108ª posição, o México a 69ª posição, enquanto que Colômbia, Venezuela e Equador ocupam 133ª, 188ª, 103ª posição, respectivamente. 

 

Apoio a empresas e internacionalização de negócios – Portugal 2020

Para além de um ambiente de negócios seguro e estável, Portugal e Europa possuem diversos programas de apoio a atividade empresarial, que servem de atração ao investimento produtivo.

Alguns dos principais recursos que financiam os incentivos as empresas é oriundo de um acordo de parceria entre Portugal e União Européia, o Portugal 2020, que reúne a atuação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no qual se definem os princípios da política de desenvolvimento económico, social e territorial para se promover em Portugal.

O Portugal 2020 já auxiliou milhares de empresas em seus projetos de expansão e desenvolvimento, por meio de um maior acesso a mecanismos de internacionalização, capacitação de seus quadros de gestores e colaboradores, novas instalações, aprimoramento de produtos e serviços, entre outras ações.

De acordo com dados do IAPMEI (Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), já foram aprovados desde 2014 mais de 8.100 projetos com investimentos superiores a € 7 bilhões. 

O Portugal 2020 possui diversas áreas temáticas, tais como:

  • Inovação produtiva;
  • Internacionalização para Pequenas e Médias Empresas;
  • Qualificação de Pequenas e Médias Empresas;
  • I&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nas empresas;
  • Contratação de RH especializado;
  • Incentivos a Startups; 

Benefícios do Portugal 2020

O acesso a fundos comunitários é um fator diferencial para as empresas. Muitos projetos possuem um percentual não reembolsável do valor investido caso a empresa atinja determinadas metas, como criação de novos postos de trabalho, por exemplo. Trata-se de um dinheiro que pode ser investido em áreas estratégicas da empresa sem a necessidade de reembolso ao governo.

Requisitos de acesso aos apoios do Portugal 2020

Os requisitos para ter acesso aos recursos variam de acordo com a área temática escolhida. Existem apoio a empreendedores que possuem uma boa ideia, a empresas que ainda não iniciaram as suas atividades, a empresas que possuem menos de dois anos de existência e para grandes corporações.

A contratação de profissionais especializados pode significar um diferencial para o entendimento de todas as etapas necessárias à consecução do objetivo . De acordo com as necessidades de cada empresa, primeiramente deve ser feito um enquadramento estratégico do projeto, com a  identificação da linha de apoio mais adequada e, a posteriore, criar as condições para a apresentação de uma proposta completa e estruturada. 

A Martins Castro, para além de uma equipe de advogados, conta com consultores de diferentes áreas, como gestão, marketing, contabilidade e recursos humanos, responsáveis por analisar e qualificar a proposta de acordo com as exigências dos fundos de financiamento, garantindo que todos os aspectos da proposta estejam bem fundamentados, aumentando a chance de aprovação.

linguagem