em 1 de julho de 2025

Portugal avalia endurecer regras, mas Golden Visa e nacionalidade portuguesa seguem como caminhos estratégicos

em 1 de julho de 2025

Portugal avalia endurecer regras, mas Golden Visa e nacionalidade portuguesa seguem como caminhos estratégicos

Com a revisão da Lei da Nacionalidade em curso e novas restrições para imigração sendo discutidas pelo governo português, o cenário tem gerado dúvidas entre a comunidade interessada em obter o passaporte europeu.

Em entrevista à Bloomberg Línea, Melina Gil, Head de Legal Operations da Martins Castro em Lisboa, esclareceu que as mudanças ainda estão em fase inicial e que o Golden Visa permanece como uma via segura para quem busca mobilidade internacional e proteção patrimonial. “Até o momento, nenhuma alteração legislativa entrou efetivamente em vigor”, explicou.

Importante: a entrevista foi realizada antes da proposta de alterações apresentada pelo governo. No entanto, as mudanças só entrarão em vigor se aprovadas e sancionadas pelo presidente de Portugal.

Melina também destacou que o Golden Visa continua sendo um “plano B estratégico diante do cenário geopolítico global incerto” e que, mesmo em um contexto de maior rigidez migratória, Portugal oferece diferentes alternativas legais para viver no país, como os vistos D7 (para quem tem renda própria mensal equivalente ao salário mínimo de Portugal), D2 (para quem deseja empreender ou investir em Portugal) e o de nômade digital.

Além disso, o passaporte português permite circular livremente na União Europeia e ter acesso a benefícios educacionais, fiscais e consulares. Leia a matéria completa aqui.

Quer investir em Portugal ou solicitar sua cidadania antes que novas regras entrem em vigor? A Martins Castro faz uma análise gratuita para verificar se você tem direito à nacionalidade portuguesa. Preencha o formulário clicando aqui. Se quiser saber mais sobre o Golden Visa, confira mais informações neste link.