78 novos Conservadores iniciam formação prática nas Conservatórias em novembro
Setenta e oito candidatos à carreira de Conservador de Registos iniciaram no dia 3 de novembro a fase prática da formação nas conservatórias de todo o país, incluindo na Região Autónoma da Madeira.
Após ingressarem no Instituto dos Registos e Notariado (IRN) em maio e concluírem a formação teórica, os candidatos passam agora por sete meses de formação prática, etapa que antecede a prova final de habilitação para o exercício das funções.
Na sessão que marcou o início desta nova fase, realizada em Lisboa, o Conselho Diretivo do IRN destacou o papel estratégico desta geração de profissionais no reforço dos Registos, após mais de duas décadas sem recrutamento para a carreira.
O presidente do IRN, Jorge da Ponte, sublinhou a importância do grupo para acompanhar os desafios da digitalização e da transformação dos serviços públicos, reforçando o compromisso do Instituto em oferecer respostas céleres e eficazes aos cidadãos.
A entrada destes 78 Conservadores soma-se à contratação, em 2024, de 132 Oficiais de Registo e 128 Conservadores, recrutados por concurso externo. Em agosto, o IRN abriu mais 485 vagas para Oficiais de Registo, que receberam 2.434 candidaturas.
De acordo com o Instituto, novos concursos serão lançados até o final do ano, consolidando o plano de tornar regulares os processos de recrutamento e fortalecer a transição digital e a inovação nos serviços de Registo e Notariado.
Se você ainda não iniciou seu pedido pela via sefardita, preencha o formulário abaixo:
Português | Espanhol | Inglês | Hebraico
Se deseja transmitir para filhos e cônjuges, acesse o link abaixo:
Português | Espanhol | Hebraico
“Princípios não podem ser violados. E a lei viola quase todos”, diz Isabel Comte
Isabel Comte defende análise constitucional da nova Lei da Nacionalidade A jurista Isabel Comte, uma das maiores especialistas em cidadania […]
“Quanto maior for o consenso, melhor”, diz Marcelo sobre a Lei da Nacionalidade
Marcelo apela a consenso nas mudanças à Lei da Nacionalidade O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que […]
Lei da Nacionalidade: o processo sefardita ainda está ativo — entenda o que acontece agora
A lei ainda não acabou Apesar da aprovação no Parlamento, a revogação da via sefardita ainda não entrou em vigor.O […]