Alterações da Lei de Nacionalidade serão votadas no próximo dia 2

No próxima dia 2 de outubro, o Parlamento Português vai discutir o veto presidencial à Lei de Nacionalidade. Na ocasião, os deputados poderão acatar o veto ou fazer novas propostas de alteração. A sessão está prevista para as 10h (manhã) de Portugal – 6h (manhã) no Brasil.
A nacionalidade portuguesa por meio dos judeus sefarditas e a nacionalidade para netos de portugueses não são alvos da reapreciação pelo plenário da Assembleia da República. Esses permanecem conforme a proposta inicial. Isso quer dizer que o processo para descendentes de sefarditas permanece exatamente como está e para os netos, após promulgação e regulação, o vínculo exigido será o conhecimento da língua portuguesa.
A nacionalidade para cônjuge de nacional português
Pela lei aprovada pelo Parlamento Português, em julho deste ano, o prazo para nacionalidade de cônjuge de nacional é de 6 anos, caso não tenham filho em comum. Casados e com filhos não precisam aguardar nenhum prazo. É precisamente sobre este ponto que recai o veto do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.
Para o chefe de estado, é “politicamente injusto (…) desfavorecer casais sem filhos, bem como, sobretudo, casais com filhos, dotados de nacionalidade portuguesa, mas que não são filhos em comum”, afirma.
Na sua justificativa, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a recusa da promulgação dizem respeito ao facto de a lei se referir a casais com filhos em comum, filhos esses que tenham nacionalidade portuguesa, deixando de fora os restantes. Nomeadamente os que tenham filhos não em comum, ou que não tenham filhos.

Cidadania portuguesa: evento gratuito em São Paulo para destravar seu caminho rumo ao passaporte europeu
Se você ainda está dando os primeiros passos rumo à nacionalidade portuguesa ou já iniciou o processo com a Martins […]

Demora na Conservatória: chegou a hora de agir coletivamente
A espera prolongada pela nacionalidade portuguesa tem afetado milhares de pessoas em todo o mundo. Famílias que compartilham laços afetivos […]

Por que proteção patrimonial internacional deixou de ser opção e virou necessidade?
Você já parou para pensar no que acontece com seu patrimônio se o cenário político ou fiscal do seu país […]