Comunidade Israelita de Lisboa lança novos procedimentos
Com intuito de facilitar e dar maior agilidade aos pedidos de certificação, a Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) passou a disponibilizar um sistema em seu site para o preenchimento de um formulário online para a submissão de todo o processo. A novidade deve gerar mais independência e transparência para os requerentes, mas ainda está em fase de testes e é de inteira responsabilidade da instituição.
Vale lembrar que a CIL continua exigindo a entrega dos documentos físicos em seu escritório (mas ainda suspensa por causa da Covid-19).
Para as pré-análises (não vinculativa e sempre sujeita à devida análise e aprovação da comissão responsável), que também devem ser feitas no novo sistema, o requerente deverá receber uma resposta sobre o estudo genealógico e sua viabilidade, e caso positiva, deverá comprovar o pagamento da taxa do donativo em uma semana. Em caso de indeferimento, há a possibilidade de dois recursos.
VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.
Nos casos de requerentes com familiares já certificados, o processo também deve ser submetido no novo sistema. São necessários ainda uma carta de apresentação/motivação e uma autorização expressa do familiar/titular já aprovado, além de outros documentos.
É importante ressaltar que erros na elaboração do processo e/ou submissão acarretam em transtornos e atrasos que podem ser evitados com orientação adequada.
Clique aqui para acessar o novo formulário.
Tribunal Constitucional decide que proposta de mudança na Lei da Nacionalidade é inconstitucional
O Tribunal Constitucional de Portugal decidiu que partes relevantes da proposta que alterava a Lei da Nacionalidade violam princípios constitucionais […]
“Há alguns anos, Portugal efetuava alterações para possibilitar o acesso à nacionalidade de forma mais humanizada”
Em entrevista à coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, a jurista Isabel Comte analisou o impacto das alterações à […]
Transmissão da nacionalidade portuguesa para núcleo familiar: requisitos, etapas e pontos de atenção
Nacionalidade para cônjuges: quando existe o direito O acesso à nacionalidade portuguesa pelo casamento baseia-se no tempo de união e […]