em 28 de outubro de 2019

4 erros comuns nos processos de cidadania portuguesa na CIL

em 28 de outubro de 2019

4 erros comuns nos processos de cidadania portuguesa na CIL

Com o estudo genealógico pronto e o com o ascendente sefardita identificado, é hora de avançar com o processo para a cidadania portuguesa: enviar a documentação para a CIL (Comunidade Israelita de Lisboa) ou para a CIP (Comunidade Israelita do Porto). Esse processo pode ser indeferido pela instituição. Sabendo disso, listamos alguns dos erros mais comuns nesta fase.

1. Achar que a CIL ou a CIP fazem parte do Estado Português

A CIL e a CIP são instituições religiosas e não órgãos do Estado Português. Elas foram escolhidas para validar os estudos genealógicos e emitir o certificado de vínculo sefardita, necessário à concessão da nacionalidade portuguesa. Sendo assim, são instituições autônomas e gerem os processos no modo e no tempo que acham adequados.  Por exemplo: não há norma que regule o tempo para emissão do certificado. Em média, eles podem levar de 3 a 6 meses. As vezes mais, as vezes menos.

2. Pensar que apenas o envio do relatório genealógico satisfaz os requisitos da CIL e da CIP.

É comum aos candidatos à cidadania portuguesa pela via sefardita acharem que o envio do relatório genealógico é suficiente. A árvore genealógica, por exemplo, precisa estar num modelo específico estabelecido pelas instituições. Também são necessários outros documentos de ordem pessoal, dentre eles o requerimento. É importante muita atenção no preenchimento desse requerimento, pois qualquer erro ou qualquer inconsistência pode gerar um indeferimento. Daí a importância de estar bem orientado.

3. Iniciar o processo na CIL ou na CIP não é iniciar o processo de nacionalidade portuguesa.

A conclusão de cada etapa do processo de cidadania pela via sefardita deve ser comemorada. Com a CIL e com a CIP não é diferente. No entanto, é preciso ficar claro que a conquista do Certificado não é o mesmo que a nacionalidade portuguesa em si. É preciso ainda dar entrada no processo na Conservatória e aguardar a análise de todos os requisitos legais, o que pode levar até 15 meses. As comunidades israelitas atestam a ancestralidade, mas é o estado que concede a cidadania.

4. Não existe “jeitinho brasileiro” com a CIL e com a CIP.

A cultura do “jeitinho brasileiro” não tem espaço no processo de cidadania portuguesa pela via sefardita. Não há “jeitinho” para diminuir o tempo de espera, pular etapa ou evitar taxas. A orientação adequada é a única forma de agilizar o processo. Além disso, é preciso respeitar o tempo exigido pelas instituições.

É difícil lidar com a ansiedade quando estamos na busca pela cidadania portuguesa por meio dos sefarditas, mas é indispensável conhecer bem como funciona cada etapa e ter paciência. A boa orientação faz toda a diferença para o sucesso do seu processo.

Descubra se é descendente de um judeu sefardita

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita. Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.