em 10 de fevereiro de 2021

Família Antunes Maciel

em 10 de fevereiro de 2021

Família Antunes Maciel

A família Antunes Maciel, bastante numerosa no Estado do Rio Grande do Sul, tem sua origem no outro lado do oceano Atlântico. Descendentes do judeu sefardita Sebastião de Freitas, natural do Algarve, os Antunes Maciel têm sua primeira geração no casamento dos portugueses Antônio Antunes e Maria Maciel.

Entretanto, antes de chegar a terras gaúchas, a família Antunes Maciel estabeleceu-se no Estado de São Paulo por várias gerações. O ramo familiar que segue das terras paulistanas para o sul do país é o do casal Francisco Rodrigues Machado e Anna Barboza Antunes Maciel. Ele natural de Santo Amaro (SP) e ela de Sorocaba (SP).

Já no Rio Grande do Sul, Bernardo Rodrigues Antunes Maciel, filho de Francisco Rodrigues Machado e Anna Barboza Antunes Maciel casa-se com Maria Francisco Duro, descendente da família Lopes Duro, cuja origem também remete ao Estado de São Paulo. A união de Bernardo com Maria Francisca deu origem a uma numerosa descendência que partilham o ascendente sefardita Sebastião de Freitas.

Ao longo dos anos os descendentes dos Antunes Maciel se espalharam por todo Rio Grande do Sul, sobretudo pela região das Missões à noroeste do Estado, além dos municípios de São Gabriel, Rio Pardo, Bagé, Encruzilhada do Sul, Pelotas, Porto Alegre e São Pedro.

Conheça outras famílias de origem sefardita.

Importante lembrar

Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita

Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.