Família de Paula Leite Barros

A história da família de Paula Leite de Barros no Brasil começa com Pedro Vaz de Barros. Filho de Jerônimo Pedroso e Joana Vaz de Barros, ele e seu irmão António Pedroso migraram para o Brasil no final do século XVI. Chegam em terras brasileiras através do Rio de Janeiro, mas não permanecem na cidade por muito tempo. Os registros apontam que, nos primeiros anos do século XVII, Pedro se estabeleceu em São Paulo.
Foi na cidade paulista que o encontro de famílias juntou os sobrenome de Paula Leite de Barros. A origem desta composição situa-se a partir dos descendentes de Francisco de Paula Leite de Barros, tetraneto de Pedro Vaz de Barros, e Maria de Góes Castanho. Maria, além de descender também de Pedro Vaz de Barros, tinha ligação com António Bicudo Carneiro e o sevilhano Bernardo de Quadros.
A família de Paula Leite de Barros conta assim com ascendência sefardita em dois ramos, uma vez que tanto António Bicudo quanto Pedro Vaz de Barros são reconhecidos e certificados pela Comunidade Israelita de Lisboa como ascendentes sefarditas. O estatuto social de cristão-novo de Pedro Vaz de Barros é comprovado a partir dos processos inquisitoriais de suas irmãs, Lucrécia e Bernarda Pedrosa, ambas condenadas pelo crime de judaísmo.
Hoje se sabe que os descendentes de Pedro Vaz de Barros, de São Paulo, migraram e se estabeleceram principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. A família de Paula Leite Barros, mais especificamente, tem forte presença na região de Itu (SP).
Importante lembrar
Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.
Você pode descobrir se tem ascendência sefardita.
Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.

Cidadania portuguesa: evento gratuito em São Paulo para destravar seu caminho rumo ao passaporte europeu
Se você ainda está dando os primeiros passos rumo à nacionalidade portuguesa ou já iniciou o processo com a Martins […]

Demora na Conservatória: chegou a hora de agir coletivamente
A espera prolongada pela nacionalidade portuguesa tem afetado milhares de pessoas em todo o mundo. Famílias que compartilham laços afetivos […]

Por que proteção patrimonial internacional deixou de ser opção e virou necessidade?
Você já parou para pensar no que acontece com seu patrimônio se o cenário político ou fiscal do seu país […]