em 23 de julho de 2020

Família Ribeiro do Vale

em 23 de julho de 2020

Família Ribeiro do Vale

Muitos descendentes de famílias nobres portuguesas foram atraídos pela promessa de riqueza das terras brasileiras no período colonial. Este foi o caso das famílias Ribeiro e Vale, unidas pelo matrimônio entre filhos e filhas de bandeirantes paulistas.

O sobrenome Vale

Há muitas possíveis origens para o sobrenome Vale, que foi adotado por diversas famílias de origem latina nos mais variados lugares, como Espanha, Itália e Portugal. Tem origem toponímica, ou seja, refere-se ao local de nascimento de quem o adota, neste caso, em regiões entre montanhas.

Assim como todo o norte da península Ibérica, a região das serras do Valongo foi ocupada por diversas tribos pré-históricas. Chegaram então os romanos com o intuito de explorar o ouro na Serra de Santa Justa, onde estabeleceram fortificações e estradas que deram origem às que hoje ligam Porto a Guimarães e a estrada Alfena-Valongo-Aguiar de Sousa/Penafiel. Depois dos romanos, chegaram os suevos e visigodos, sucedidos pelos árabes.

VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.

O sobrenome Ribeiro

Assim como os Vale, os registros mais antigos de membros da família Ribeiro também remontam do norte da península Ibérica. D. Ramiro, o último regente de Leão, teria sido um dos primeiros membros desta família em Portugal.

No caso específico dos ramos das famílias Vale e Ribeiro que tratamos aqui, ambos migraram de Valongo, no Porto, em Portugal, para o Brasil no século XVII. Em 1662, Domingos Francisco e Maria do Vale casaram-se em Valongo. Um de seus filhos, o capitão André do Valle Ribeiro, casou-se em 9 de maio de 1707 em São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil, com Teresa de Moraes, dando origem aos Ribeiro do Valle, que deixaram descendência por toda a região, em cidades como Aiuruoca e Andrelândia.

Acontece que Teresa de Moraes era bisneta do bandeirante Antonio Raposo Tavares e Beatriz Bicudo, e esta, por sua vez, era neta do cristão-novo Antonio Bicudo, caracterizando esta família como descendente de sefarditas. Pelos entrelaçamentos matrimoniais, outras famílias da região herdaram tal descendência, como os Arantes, Assunção, Fonseca, Nogueira, Ramos, Rocha, Salgado, dentre outras.

Um alerta

Contudo, vale destacar que o sobrenome Ribeiro foi adotado no Brasil por inúmeras famílias de indígenas e descendentes de negros escravizados sem vínculos sanguíneos com os ramos oriundos de Valongo, o que pode causar certa confusão.

Importante lembrar: Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.

VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.