em 24 de março de 2021

Luciano Dias Cardoso Vargas: o Abraão do Jaguaribe

em 24 de março de 2021

Luciano Dias Cardoso Vargas: o Abraão do Jaguaribe

Nem todo ancestral sefardita tem a fama da Branca Dias. É o caso do sefardita Luciano Dias Cardoso Vargas, conhecido como Abraão do Jaguaribe. É certo que durante muito tempo a descendência dele foi incerta, mas hoje sabe-se da sua ligação com o cristão-novo Dinis Bravo

 Português de origem supostamente açoriana, Luciano, no início do século XVIII deixou o território de Pernambuco e rumou em direção ao Ceará. Com sua mulher, Maria Maciel de Carvalho, e seus 7 filhos (2 homens e 5 mulheres) ele se estabeleceu no arraial de São João. Situado pouco abaixo do Boqueirão do Cunha, na zona conhecida como Jaguabariana, em função do rio Jaguaribe, o arraial foi um dos principais pontos de povoamento do Ceará naquela altura.

Médico, acredita-se que o Abraão do Jaguaribe tenha escolhido São João como lugar para se estabelecer, exatamente pela concentração populacional do arraial. Além do exercício da medicina na localidade, juntamente com Simão Ferreira de Guerra e Francisco Gomes Landim, adquiriu, em 1716, um extenso pedaço de terra no Riacho dos Porcos. O argumento era a necessidade de espaço para a criação de gado. 

A partir da zona Jaguabariana, Luciano e sua mulher deram origem a uma vasta descendência no Ceará. Aliás, a alcunha de Abraão do Jaguaribe vem exatamente do grande número de descendentes que teve. Ao longo do tempo essa descendência se espalhou pelas terras cearenses. O historiador Nilton Melo Almeida destaca algumas das famílias que se originaram a partir da prole de Luciano e Maria Maciel. 

“Do casal Rosa Maria Maciel – filha de Vargas e de Maria Maciel de Carvalho – e Manoel Pinheiro do Lago, formam-se os Pinheiros, os Nogueiras e suas ramificações, dentre as quais Nogueira de Queiroz, Nogueira de Souza, Nogueira Lima, Campos Pereira, Pinheiro Landim, Pinheiro Maciel, Maciel de Passos e Rodrigues. Uma linha direta liga os Maias oriundos de Russas ao casal Joana Paz (Paes) Maciel – outra filha de Vargas e de Maria Maciel – e João Rodrigues de Aguiar, cuja filha Lusia Maria Maciel casa com Francisco Alves Maia Alarcon”.

Importante lembrar

Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita

Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.