em 5 de março de 2024

Martins Castro na Mídia: Diário do Nordeste (Brasil)

em 5 de março de 2024

Martins Castro na Mídia: Diário do Nordeste (Brasil)

Casal de Fortaleza consegue cidadania portuguesa ao descobrir família judia expulsa do país europeu
Decreto-Lei concede documentação para parentes de judeus expulsos por perseguição religiosa

 

Ao revisitar a própria árvore genealógica, a terapeuta ocupacional Luciana Abreu, de 48 anos, descobriu uma conexão com os judeus sefarditas – uma comunidade expulsa da Europa por perseguição religiosa. Por um processo de reparação histórica, ela conseguiu cidadania portuguesa e partiu de Fortaleza para Lisboa, onde vive com o marido no País, desde o último outubro.

Essa possibilidade foi criada por Portugal por meio do Decreto-Lei n.º 30-A, de 2015. A legislação define como judeus sefarditas os descendentes das tradicionais comunidades judaicas da Península Ibérica.

Mas para conseguir a documentação, como frisa Luciana, além de encontrar as conexões é preciso comprová-las e isso exige análise que pode chegar até 15 gerações. Para o casal, essa oportunidade representa uma identificação familiar e o caminho para viver no País.

(…)

“Como são especializados nisso, eles já têm as diversas conexões judaico-sefarditas que chegam até o Brasil. Já têm todas as linhagens e precisam conectar à árvore genealógica”, complementa Alessandro sobre o acompanhamento pelo escritório Martins Castro Consultoria Internacional.

Leia a notícia completa aqui.