O que é o e-Residency: a residência virtual da Estônia

É fácil ouvirmos falar da da Estônia e pensarmos na possibilidade de termos uma residência virtual no país, ou seja, fazer parte do programa e-Residency. Bom, mas você sabe o que isso significa e quem pode se inscrever? Preparamos este post para falarmos desse tema.
O que é o e-Residency?
Apesar do nome, é muito importante frisar que o e-Residency não se trata de um visto de residência que dá direito de viver na Estônia.
O e-Residency foi lançado em 2014 pelo governo estoniano com o intuito de ser o primeiro programa governamental que permite abrir e gerar uma empresa dentro da União Europeia (mais precisamente na Estônia) de forma 100% online. Portanto, se você quer ou precisa fazer negócios internacionalmente de maneira fácil, esse programa pode ser o que você procura.
E quando falamos 100% online, não há exageros. Quem faz parte do e-Residency tem acesso aos seguintes benefícios:
- Estabelecer uma empresa estoniana online;
- Administrar a empresa de qualquer lugar do mundo;
- Assinar documentos e contratos digitalmente e verificar a autenticidade dos documentos assinados;
- Encriptar e transmitir documentos com segurança;
- Conduzir transações bancárias eletrônicas e remotas de dinheiro;
- Acessar prestadores de serviços de pagamento online;
- Declarar impostos estonianos on-line.
O programa só cresce a cada ano. Já são mais de 83 mil pessoas inscritas que estabeleceram mais de 17 mil empresas na Estônia.
Atualmente o Brasil é o 28º colocado em número de aplicações com 820 e 30º em número de empresas abertas com 136 – dados de agosto de 2021.
Lembrando que o programa está aberto para aplicações de qualquer pessoa do mundo desde que você não seja um cidadão da Estônia ou residente do país (pois nesse caso você já tem uma identificação digital emitida pelo governo que dá direito aos benefícios) e que você demonstre um interesse razoável, por meio de sua carta de motivação, em usar os serviços eletrônicos do país.
Ficou interessado? Entre em contato conosco para mais informações: martinscastro.pt/fale-conosco

Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) emite parecer sobre mudanças na Lei da Nacionalidade
A recente carta emitida pela Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) marcou um momento crucial no debate sobre o futuro da […]

Fim da via sefardita? O que você precisa saber antes da votação
O mês de setembro é decisivo para famílias com ascendência sefardita. Está marcada para o dia 19 de setembro a […]

Nacionalidade Portuguesa: proposta pode alterar prazos para naturalização
A ideia será analisada no Parlamento em setembro e envolve mudanças importantes nos prazos e requisitos da naturalização. As possíveis […]