em outubro 12, 2019

Passo a passo para encontrar o seu ancestral sefardita: o arquivo da Torre do Tombo

em outubro 12, 2019

Passo a passo para encontrar o seu ancestral sefardita: o arquivo da Torre do Tombo

O arquivo da Torre do Tombo é um dos principais meios para a elaboração da sua genealogia e para encontrar o seu ancestral sefardita, a primeira etapa para requerer a cidadania portuguesa. Sabendo disso, elaboramos um passo a passo que vai ajudá-lo a usar o arquivo.

É importante destacar que esta ferramenta é útil para quem já encontrou referências (nome, local onde nasceu, viveu, morreu etc) de um antepassado dos séculos XVI, XVII ou XVIII e para quem tem descendentes portugueses anteriores a 1911.

Há duas modalidades de pesquisa. Usamos a pesquisa simples quando faltam mais informações ou não temos informações exatas. Já na pesquisa avançada, conseguimos resultados mais precisos.

Boa pesquisa!

1. Pesquisa Simples

1.1. Selecione o campo abaixo de “Pesquisar documentos”, insira o nome do ancestral que deseja pesquisar e acrescente a palavra “Inquisição”. Caso tenha mais dados coloque no mesmo campo a cidade em que residia e/ou o nome de seus pais.. Ex: Antônio José da Silva + Rio de Janeiro + Inquisição.

1.2. Insira as datas iniciais e finais, caso queira, que correspondam a um intervalo que seja o período que seu ancestral viveu. Ex: Para um ancestral que viveu no primeira metade do século XVIII, insira a data inicial de 1700 e final de 1750. 

1.3. Selecione o resultado que se adequa melhor aos termos pesquisados. Caso encontre um antepassado processado ou que tenha sido genitor de um réu processado por judaísmo com o estatuto social de cristão-novo, parabéns! Essa é uma grande prova que tens um sefardita como ancestral.

1.4. Selecionando o processo, é possível visualizar mais dados sobre o réu. Alguns processos estão digitalizados, sendo possível consultar as imagens digitais do documento clicando na opção “visualizar” indicada ao lado.

2. Pesquisa Avançada

2.1 Selecione no painel acima a opção “Pesquisa Avançada”.

2.2. Selecione o campo “Título” e insira o nome de seu ancestral.

2.3. Preencha as datas iniciais e finais nos dois campos “Entre as datas”, do intervalo que corresponda ao período que viveu seu antepassado.

2.4. Preencha o campo “Cota atual” (um tipo de classificação do documento) com o termo “Inquisição” ou “cristão-novo”, por exemplo. Poderá acrescentar também termos mais precisos como “Lisboa”, “Coimbra” ou “Évora” para filtrar melhor os resultados. Exemplo: Inquisição de Lisboa para processos de réus no Brasil.

2.5. Se deseja acrescentar informações adicionais, basta clicar em “Pesquisar noutros campos” e preencher o campo “Âmbito e conteúdo” com informações como localidade e filiação do ancestral a ser pesquisado.

2.6. Clique em pesquisar e se algum resultado corresponder ao seu ancestral selecione e consulte os dados do processo. Caso você confirme os dados como sendo de seu ancestral, parabéns! Você tem ascendência sefardita comprovada!

Agora é só juntar essa documentação ao seu estudo genealógico.

Descubra se é descendente de um judeu sefardita

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita. Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.



Acesse agora o
portal do cliente