Por que a Estônia tem atraído cada vez mais os brasileiros?

Por que um país com apenas 1.3 milhões de habitantes tem chamado cada vez mais a atenção dos brasileiros? O que a Estônia tem a oferecer e quais os atrativos para quem busca uma vida no exterior? Descubra aqui alguns fatores!
1. Qualidade de vida e segurança
Quem está pensando em viver no exterior, principalmente em família, normalmente encara a segurança e qualidade de vida como fatores decisivos na hora da escolha do novo destino. E isso não é um problema para a Estônia, que com certeza se destaca nesses aspectos.
A capital, Tallinn, possui uma tranquilidade difícil de ser vista em muitos outros lugares da Europa, tanto que é comum ver crianças pequenas se locomovendo ou pegando transporte público sozinhas; algo inimaginável em muitos lugares pelo mundo.
Além disso, se você quer escapar do trânsito, congestionamento e de uma rotina sem descanso, a Estônia pode ser o lugar certo pra você. O contato com natureza, preservação cultural e também histórica são apenas mais alguns dos atrativos do país.
2. Oportunidades profissionais
A Estônia é um dos países com mais startups per capita na Europa, e não é à toa que empresas como Skype, Wise e Pipedrive foram fundadas ali. A demanda de profissionais qualificados cresce cada vez mais, gerando uma busca de trabalhadores também em outros países, incluindo no Brasil.
As oportunidades de trabalho são diversas, e apesar do idioma local ser o estoniano, o inglês é muito falado no ambiente de trabalho e serve como língua oficial em muitas das empresas.
A área de tecnologia da informação é a que possui mais demanda, e empresas buscam em todos os lugares do mundo profissionais que desejem contribuir com esse ecossistema inovador e de empreendedorismo.
3. Opções de estudo em inglês
Além das oportunidades de trabalho, muitos brasileiros escolhem estudar na Estônia. E isso é possível porque o país conta com mais de 150 cursos ministrados em inglês, com opções de Bacharelado, Mestrado, Doutorado e cursos rápidos.
Além disso, outros atrativos são as oportunidades de bolsas de estudos e possibilidades de financiamento para os alunos. Saiba mais no site studyinestonia.com
4. Menos burocracia na emissão de vistos
Comparando com muitos outros países, o processo de visto na Estônia é bem mais simples. Desde 2013, não são mais emitidas autorizações de trabalho separadas (o famoso “Work Permit”) e os estrangeiros receberam uma permissão de residência que, em geral, os autoriza a trabalhar.
A permissão de residência pode ser emitida por diferentes razões: estudo, trabalho, união familiar, negócios, entre outras.
No geral, os estrangeiros estão sujeitos à quota de imigração, que não pode exceder 0,1% da população permanente do país em um ano. Porém, essa regra não se aplica em alguns casos, como profissionais da área de tecnologia da informação, profissionais empregados em uma start-up, migração familiar, entre outros.
E para os brasileiros com dupla cidadania europeia, por exemplo, o processo é ainda mais fácil. Isso porque o cidadão da União Europeia já possui o direito de residência na Estônia mediante o registo do seu local de residência localizado no país.
5. País tecnológico
A Estônia é a sociedade digital mais avançada do mundo, onde a tecnologia está inserida na cultura e no dia a dia das pessoas. Atualmente, 99% dos serviços governamentais podem ser feitos online, seja do pagamento de impostos até a abertura de uma empresa.
Para o país, oferecer serviços digitais significa menos burocracia e, ao mesmo tempo, adiciona mais transparência e eficiência em alguns setores vitais, como saúde e educação.
Além disso, a Estônia é o primeiro governo do mundo a oferecer uma residência eletrônica, o programa e-Residency. Com ele, você pode abrir e administrar uma empresa na Estônia, mas estando em qualquer lugar do mundo.
Se quer trazer a sua empresa para a Estônia ou se você é um profissional de TI e quer trabalhar para uma empresa europeia, fale conosco clicando aqui.

Mudanças na Lei da Nacionalidade não serão aplicadas, pelo menos, até setembro
Nacionalidade por via sefardita permanece válida, pelo menos, até setembro. A Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias do parlamento português […]

“Esta medida não é apenas legal, é profundamente simbólica”, diz Isabel Comte
Mais de oito anos após Portugal criar a via sefardita para concessão de nacionalidade portuguesa, o governo agora propõe revogar […]

Monitor de Processos de Nacionalidade em Portugal – Julho 2025
Em julho de 2025, a Martins Castro segue acompanhando de perto os processos de nacionalidade portuguesa, que continuam enfrentando prazos […]