As empresas que a Estônia está buscando
A Estônia é um centro para atividades industriais, da cadeia de suprimentos e dos serviços de negócios globais e um líder mundial em tecnologia da informação. À medida que a TI se torna o impulsionador de valor em todos os setores, a Estônia se posiciona de maneira única como o local escalável de escolha para o conhecimento e negócios digitais. Algumas áreas de destaque são as seguintes:
1. Pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia da Informação
A Estônia é um líder reconhecido em identidade digital, segurança cibernética e Blockchain e produziu inúmeras inovações nos setores de consumo, corporativo e governamental.
O setor de desenvolvimento de software da Estônia é vibrante, abrangendo desde startups até multinacionais em segmentos como games, fintech, e-commerce, cleantech, enterprise e governo eletrônico.
O país emergiu como líder em segurança cibernética, ficando em primeiro lugar na Europa devido à sua abordagem de múltiplas partes interessadas aos aspectos estratégicos, técnicos, operacionais e jurídicos. A combinação única de experiência e ambiente da Estônia fornece a plataforma ideal para a pesquisa, desenvolvimento e gerenciamento dessas soluções.
2. Industria Alimentar
A Estônia é um país que se beneficia de um ambiente natural e, em muitos casos, intocado. Os insumos de matéria-prima são de alta qualidade, geralmente orgânicos e provenientes de origens locais claramente identificáveis.
A Estônia é cada vez mais um centro de atividades voltadas para a exportação. Gigantes regionais como Orkla, Saarionen e Lantmännen exportam o produto final da Estônia para os mercados europeus. Matérias-primas de alta qualidade da Estônia são exportadas globalmente para uso nos setores de alimentos, bebidas, saúde, ração animal e horticultura.
A história de inovação na ciência alimentar na Estônia é longa. Hoje, a Lallemand, líder global no desenvolvimento, produção e comercialização de leveduras, bactérias e ingredientes especiais, opera um centro de P&D global de ponta para moléculas funcionais e evolução direcionada na Estônia, em colaboração com a TalTech. A gigante de laticínios finlandesa Valio conduz P&D em alimentos sem lactose e que melhoram a digestão.
3. Eletrônica, IoT e Mecatrônica
A Estônia tem uma indústria mecatrônica considerável e em crescimento graças à sua capacidade de integrar expertise de classe mundial em engenharia mecânica, eletrônica e TI.
Na engenharia mecânica, a Estônia tem um histórico de 25 anos de produção, testes e montagem de alto valor para os mercados globais.
A capacidade eletrônica da Estônia, desenvolvida ao longo de 70 anos, hoje inclui P&D, prototipagem, produção e montagem de precisão de bifenilos policlorados, supercapacitores, transformadores e semicondutores.
Habilidades históricas em automação industrial e segurança cibernética são aumentadas por desenvolvimentos em análise de dados, redes conectadas e Blockchain. A Estônia está na vanguarda em P&D de sensores, software de controle e tecnologia de localização para veículos autônomos.
4. Logística
A Estônia ocupa uma localização estratégica com excelentes conexões multimodais para os mercados nórdico, báltico, da União Europeia e da Comunidade dos Estados Independentes, apoiada por protocolos e habilidades linguísticas necessárias. Também é consistentemente classificada entre as economias mais abertas e competitivas do mundo, e a baixa burocracia garante o fluxo de mercadorias e dados com eficiência.
Os estonianos têm experiência no gerenciamento de cadeias de suprimentos industriais complexas e possuem experiência em cargas sensíveis, como produtos petroquímicos e atendimento just in time.
O investimento contínuo em projetos de TI e infraestrutura aumenta ainda mais o mercado acessível e a competitividade da Estônia. Novas possibilidades na cadeia de suprimentos Norte-Sul, Leste-Oeste estão surgindo.
A Estônia está aplicando TI para transformar todos os aspectos do gerenciamento da cadeia de suprimentos, desde o planejamento empresarial até a alfândega eletrônica, manuseio automatizado de mercadorias e entrega final. Combinado com a experiência em serviços compartilhados da cadeia de suprimentos, a Estônia é cada vez mais um centro de Gestão da cadeia de suprimentos de negócios integrado.
5. Comércio eletrônico
Como a nação com maior capacidade digital do mundo, a Estônia oferece serviços on-line para empresas, consumidores e governos há mais de 20 anos.
Habilidades de TI de classe mundial em áreas que incluem desenvolvimento de software, tecnologias de localização, marketing digital e automação de processos criaram inúmeras soluções de e-commerce.
A Estônia também possui experiência em vários facilitadores de comércio eletrônico. A confiança online é uma força particular graças ao uso extensivo de identificação eletrônica, tecnologia Blockchain e um setor de segurança cibernética que ocupa o primeiro lugar na Europa. A Estônia estará entre os primeiros países do mundo a oferecer infraestrutura 5G (com redes piloto já lançadas).
Essas são só algumas das áreas onde o seu negócio pode dar certo na Estônia. Mesmo que se a sua atuação não for em uma dessas áreas, a Estônia pode ser o lugar ideal para alavancá-la. Há uma série de outros negócios que podem se beneficiar de um ambiente altamente digital e amigável para os negócios da Estônia. Você não sabe se a Estônia é a solução certa para o seu negócio? Nos mande uma mensagem e quem sabe se poderemos lhe ajudar.
Nacionalidade como direito fundamental: a luta pela celeridade e pela justiça
A nacionalidade não é apenas um status legal, mas um direito fundamental que simboliza pertencimento e identidade. Porém, para muitos, […]
Portugal permanece entre os 10 destinos mais atraentes para investimento estrangeiro
Portugal consolidou-se como um dos dez destinos mais atraentes da Europa para Investimento Direto Estrangeiro (IDE), ocupando a 7ª posição […]
Estados Unidos facilitam investimentos para luso-brasileiros: oportunidades e benefícios
Os Estados Unidos estão abrindo novas portas para atrair investidores luso-brasileiros, oferecendo vantagens para quem possui dupla cidadania portuguesa e […]