As vantagens de revalidar o diploma em Portugal

Profissionais do mundo todo estão em busca de construir uma carreira internacional e melhorar os seus currículos por meio dessas experiências. Um dos destinos preferidos é Portugal, pois o país permite a revalidação do diploma de cursos como medicina, odontologia, farmácia e contabilidade. Mas, por que vale a pena revalidar o seu diploma em Portugal?
1. Oportunidades de emprego
O sonho de muitos profissionais com excelente formação é trabalhar em um país europeu, onde serão remunerados em euro, poderão investir ainda mais em qualificação e ainda tem a oportunidade de conhecer outros países.
Enquanto algumas áreas não exigem a validação do diploma, como administração, letras, jornalismo, marketing, publicidade e turismo, por exemplo, para outras, como Medicina e contabilidade, os profissionais não podem atuar sem passarem pelo processo.
Com o dioploma revalidado, os profissionais estarão aptos para ocupar as vagas destinadas à sua qualificação. Neste caso, partir na frente e não perder tempo pode significar conquistar oportunidades imperdíveis. Por isso, vale a pena procurar orientação de empresas qualificadas com experiência neste tipo de processo.
2. Experiência internacional
O tempo em que ter um diploma de curso superior era garantia de um bom emprego ficou para trás. Hoje em dia é necessário mais conhecimento, experiência e diferenciais para se destacar, e experiência internacional com certeza pode turbinar o currículo de um profissionais e fazer a diferença na disputa por um bom emprego.
Se este é o seu caso, que tal trabalhar por uma temporada em Portugal? A revalidação do seu diploma pode ajudar a abrir portas em terras lusitanas. Quem revalida o diploma ainda tem outra vantagem: a revalidação é para sempre, não expira. Se for seu desejo, pode voltar em outro momento.

3. A facilidade do idioma
Muitos profissionais brasileiros quando fazem a escolha por uma carreira internacional levam em consideração a facilidade de exercer a profissão no seu idioma. Apesar das diferenças entre os dois países, é sempre mais confortável comunicar-se na sua própria língua. Mas é bom destacar que falar inglês em Portugal e na Europa garante oportunidades ainda melhores.
FIQUE ATENTO!
O diploma validado não garante uma situação legal.
Uma dúvida frequente daqueles que buscam a validação do diploma é se o processo é uma via de legalização da situação do profissional em Portugal. Infelizmente não! A validação lhe permite exercer sua profissão no país, mas será necessário uma autorização de residência para que fique legal no país.
Leia também:
Portugal ganha destaque como destino migratório para profissionais brasileiros qualificados

Mudanças na Lei da Nacionalidade não serão aplicadas, pelo menos, até setembro
Nacionalidade por via sefardita permanece válida, pelo menos, até setembro. A Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias do parlamento português […]

“Esta medida não é apenas legal, é profundamente simbólica”, diz Isabel Comte
Mais de oito anos após Portugal criar a via sefardita para concessão de nacionalidade portuguesa, o governo agora propõe revogar […]

Monitor de Processos de Nacionalidade em Portugal – Julho 2025
Em julho de 2025, a Martins Castro segue acompanhando de perto os processos de nacionalidade portuguesa, que continuam enfrentando prazos […]