em 18 de outubro de 2019

Brasileiros comprovam descendência sefardita e conseguem cidadania portuguesa

em 18 de outubro de 2019

Brasileiros comprovam descendência sefardita e conseguem cidadania portuguesa

A partir de 2015 a legislação portuguesa passou a conceder a nacionalidade, por meio de naturalização, aos que comprovam descendência de judeus sefarditas. 

Famílias de todo o Brasil estão descobrindo direito a nacionalidade portuguesa por meio de comprovação sefardita, prevista no art. 6º, nº. 7 da Lei da Nacionalidade (Lei nº37/81). O Ceará foi o estado do Brasil com o primeiro caso de reconhecimento de nacionalidade por meio desta lei com Nertan Ribeiro. Ele soube deste direito por um genealogista, que se dispôs a fazer a sua árvore genealógica até chegar aos ancestrais sefarditas Branca Dias e Belchior da Rosa

 “Meu processo de nacionalidade na Conservatória (órgão responsável por conceder na certidão de nascimento portuguesa) levou cerca de oito meses e valeu a pena. Essa foi uma forma que encontrei de homenagear meu falecido pai e também uma forma de fixar residência em Portugal”, explica Nertan.  

Claudiane Juaçaba também conseguiu a sua cidadania portuguesa. Ela e seu esposo tomaram conhecimento da lei que concede a nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus por meio de familiares. “O momento de instabilidade do Brasil nos fez buscar este direito e também porque o livre trânsito na Europa com o passaporte vermelho nos interessa, e, quem sabe no futuro, podermos passar uma temporada maior em Portugal”, afirma Claudiane Juaçaba. 

Renato Martins é sócio e advogado do escritório português Martins Castro, especializado em processos de nacionalidade por meio dos judeus sefarditas. Ele explica que a lei foi uma forma de reparação histórica. “No Brasil, apesar dessa possibilidade ainda ser quase desconhecida, são inúmeras as famílias com origem sefardita e que, por conseguinte, podem requerer a dupla cidadania. O processo, em Portugal, é realizado todo por meio de provas documentais e leva cerca de 12 a 18 meses. Sem dúvida é uma das formas mais rápidas de se conseguir a nacionalidade portuguesa, caso o requerente tenha as orientações corretas”, destaca o advogado.

Quem são os judeus sefarditas?

Os Judeus Sefarditas são os judeus que viveram na Península Ibérica (Portugal e Espanha) no fim do século XV e foram perseguidos por parte do Estado e, mais tarde, pela Santa Inquisição, sendo forçados a se converterem ao catolicismo, sob pena de serem expulsos do território ibérico. Este fato ocasionou a fuga e a expulsão de milhares de judeus para vários outros países, inclusive para o Brasil. 

Todo o processo para aquisição da nacionalidade por meio dos judeus sefarditas leva três etapas:

O passo-a-passo

1º passo: é o estudo genealógico feito com base nas informações de sobrenomes e locais de nascimentos. A partir disto, o genealogista consegue identificar se há ou não chances da descendência. Caso haja, ele prepara a árvore genealógica e um estudo que comprove a origem judaica sefardita;

2º passo: é necessário que a Comunidade Israelita comprove a veracidade do estudo prévio e emita um certificado oficial;

3º passo: com todos os documentos necessários reunidos, o processo é iniciado perante as autoridades portuguesas, sendo a nacionalidade concedida pelo Ministro da Justiça.

Publicado em Portal Terra

Descubra se é descendente de um judeu sefardita

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita. Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.