em 14 de outubro de 2020

Presidente da Comissão Europeia cita Portugal como exemplo a ser seguido na pandemia

em 14 de outubro de 2020

Presidente da Comissão Europeia cita Portugal como exemplo a ser seguido na pandemia

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, citou Portugal como modelo de criatividade para arquitetar medidas econômicas de auxílio às empresas locais e de recuperação no pós-pandemia. Segundo ela, as medidas adotadas pelo país trarão resultados efetivos de estímulo à economia e proteção de empregos. Lisboa, por exemplo, segundo a presidente, é hoje uma referência no mundo digital por ter alcançado um resultado energético sustentável.

Para a presidente, Portugal foi fundamental para que se pudesse cogitar um acordo “de magnitude sem precedentes” entre os países do bloco europeu em relação ao desenvolvimento e à adoção do plano estratégico de recuperação e resiliência, além da mobilização de recursos econômicos para torna-lo viável. Portugal não apenas encontrou uma saída para a crise “com muito trabalho, boas ideias e disciplina”, mas também soube “traçar um caminho para o futuro”.

Von der Leyen disse que a Comissão Europeia, como intermediária, o Conselho e o Parlamento Europeu estão “trabalhando duro” para avançar nas “difíceis negociações” sobre o orçamento 2021-2027, enfatizando que até que seja superada a crise de Covid-19, “teremos que conviver com o vírus e isso terá um impacto muito forte em nossas economias”. A presidente afirmou ainda que quando houver um acordo final e o subsequente processo de ratificação do plano pelos parlamentos nacionais, a Comissão obterá o dinheiro necessário para a sua execução nos mercados. “Cabe-nos agora investi-lo de forma adequada e responsável”, concluiu.