8 direitos possíveis pela nacionalidade portuguesa

Em um mundo super conectado e em constante mudança, cada vez mais pessoas sonham em conquistar uma dupla cidadania e um segundo passaporte. Com a chamada lei da reparação para os descendentes de sefarditas e com a recente simplificação do processo de cidadania para os netos de portugueses, cada vez mais pessoas têm realizado este sonho. Listamos aqui as principais vantagens de se conquistar um passaporte da União Europeia:
1. Tornar-se cidadão de um país da União Europeia
Ao conquistar a nacionalidade portuguesa, você passa também a ser um cidadão de um país membro da União Europeia (UE). Isso significa que você passa a ter os mesmos direitos e deveres de um nacional de qualquer um dos 27 países membros.
2. Mobilidade internacional
Na condição de cidadão português, você passa a ter a liberdade para transitar por todos os países que fazem parte do Espaço Schengen sem burocracia com vistos, problemas com imigração, filas em aeroportos e cumprimento de prazos. Você pode realizar aquele velho plano de uma euro trip sem complicações!
3. Não precisa de visto para os EUA
Com um passaporte vermelho você pode viajar para outros países que estão fora da União Europeia como os Estados Unidos, Canadá e Japão sem a necessidade de visto. No caso dos dois primeiros basta preencher uma Autorização Eletrônica de Viagem. Todo o procedimento é online e simples. Já para o Japão não há exigências específicas.
4. Qualidade de vida
Saúde, segurança, educação e poder de compra são alguns dos indicadores que fazem a Europa se destacar no quesito qualidade de vida.
Portugal conta,por exemplo, com um custo de vida bastante moderado e com uma oferta cultural ampla, inclusive com diversos eventos gratuitos ao longo do ano. Que tal viver com essa qualidade de vida e, quando bem entender, dar um pulinho e passar uma temporada no Brasil?
5. Escolher onde morar e trabalhar
A conquista da cidadania portuguesa permite que você escolha onde quer viver e trabalhar em qualquer um dos 27 países da União Europeia. Isso significa uma infinidade de possibilidades, inclusive de atuar em algumas das maiores empresas do mundo, além de ganhar em euro.
Para que um cidadão português possa se mudar para outro páis do bloco a única obrigatoriedade é o preenchimento de um cadastro junto à imigração. Ou seja, não precisa de vistos.
6. Vida acadêmica
Ser cidadão português também abre muitas possibilidades para estudar. Da graduação ao doutorado, você pode estudar em qualquer país da União Europeia, inclusive por meio do programa de intercâmbio Erasmus.
Para os brasileiros, vale destacar ainda que várias universidades portuguesas aceitam as notas do Enem para o acesso aos cursos de graduação. Além disso, com a nacionalidade portuguesa você não terá de pagar mensalidades diferenciadas das praticadas nacionais portugueses.
7. Um presente para os seus descendentes
Além de todos os pontos já citados, a nacionalidade portuguesa é uma herança para os seus descendentes. É importante lembrar que seus filhos e netos terão direito à cidadania que você conquistou. Não seria maravilhoso deixar todas estas oportunidades para o futuro deles?
8. Conexão com a nossa história
Ao conquistarmos a cidadania portuguesa nos conectamos com a nossa história e com a nossa ancestralidade. Quando confirmamos que somos decendentes de um judeu ou de uma judia sefardita ou quando temos a nossa cidadania portuguesa reconhecida por meio dos nossos pais ou avós nós conseguimos encaixar mais uma peça da nossa identidade que vem sendo escrita há séculos.
Claro que há outras, como poder usufruir de uma aposentadoria mais sossegada, ou mesmo poder investir e empreender contando com juros mais baixos e condições mais favoráveis. Tudo dependerá das suas necessidades e interesses.

Portugal atrai cada vez mais norte-americanos: aumento de 7 vezes desde 2017
A presença de cidadãos norte-americanos em Portugal não para de crescer. Desde 2017, o número de residentes dos EUA no […]

Lisboa em Medellín: saiba como foram os eventos da Martins Castro
Os eventos organizados pela Martins Castro em Medellín nos dias 28 e 29 de março reuniram clientes e pessoas interessadas […]

Novas restrições à cidadania italiana: o que isso sinaliza para o futuro da nacionalidade portuguesa?
A União Europeia tem dado sinais claros de uma tendência a revisar suas legislações de nacionalidade, com foco na limitação […]