em 9 de setembro de 2021

Empreender na Estônia é empreender na União Europeia

em 9 de setembro de 2021

Empreender na Estônia é empreender na União Europeia

Estônia. Você já ouviu falar desse pequeno país europeu? Se não, fique tranquilo porque com certeza você não é o único. E se sim, provavelmente você ainda não teve a oportunidade de visitá-lo. Não é um país muito conhecido ou visitado, mas aos poucos vem ganhando espaço no ambiente internacional como o país mais digital do mundo e como ponto de partida para empreender na União Europeia (UE).

Por que você deveria se importar com a Estônia?

Até aqui você pôde ter uma ideia da importância desse país, mas vamos nos aprofundar um pouco mais nessa questão. Em um mundo onde todos precisam estar conectados o tempo todo, seja por telefone, laptop ou tablet, a Estônia garante essa conexão ao providenciar pontos de acesso sem fio gratuitos em quase todo o país, inclusive nas florestas. É um paraíso para os nômades digitais, influenciadores e empreendedores digitais. A Estônia também é o berço de grandes empresas como Skype e Wise (anteriormente conhecida como Transferwise). Na verdade, a Estônia ocupa o primeiro lugar na Europa em número de unicórnios per capita. Então não é nenhuma surpresa que esse pequeno país báltico detenha o título de sociedade digital mais avançada do mundo. Tudo é feito com um clique no mouse ou um toque no touchpad, até coisas como verificar seu histórico de saúde e votar nas eleições. Se você ainda não se convenceu que precisa se importar com esse país, então talvez essa próxima projeção feita pelo CEPII (em francês, Centre d’Études Prospectives et d’Informations Internationales) o convença: até 2050, a Estônia poderá se tornar o segundo país mais produtivo da UE, e assim se juntar às cinco nações mais produtivas do mundo.

Como assim a Estônia é ponto de partida para empreender na UE?

Ok, agora que você concorda comigo que é um país que vale a pena conhecer, como exatamente ele pode ser útil? Você já sonhou em expandir a sua empresa ou abrir uma empresa nova na Europa ou morar lá como nômade digital ou levar a sua startup? Bom, a Estônia lhe oferece todas essas opções e, por ser um país membro da União Europeia desde 2004, automaticamente abre as portas dos outros países do bloco europeu. O Mercado Único Europeu visa garantir a livre circulação de bens, capitais, serviços e pessoas. Em outras palavras, com uma empresa aberta na Estônia, você terá acesso fácil aos consumidores e clientes desse Mercado inteiro. E como é muito mais fácil abrir e gerenciar uma empresa na Estônia do que nos outros Estados-Membros, vale a pena começar por lá – uma empresa pode ser estabelecida na Estônia totalmente online em apenas algumas horas e de quase qualquer lugar do mundo.

Como um brasileiro pode fazer negócios na Europa a partir da Estônia?

Para atrair os empreendedores, startups e nômades digitais, a Estônia lançou vários incentivos, por exemplo, o programa e-Residency, o visto de nômade digital e o visto de startups. O e-Residency da Estônia é um programa que permite que não estonianos tenham acesso a serviços estonianos, como constituição de empresas, processamento de pagamentos e tributação. O programa oferece ao e-residente um cartão de identidade que pode ser usado para assinar documentos de maneira digital. O programa é voltado para empreendedores que não dependam de localização fixa. Porém, é importante notar que esse incentivo não dá o direito de viajar ou morar na Estônia.

O visto de nômade digital permite que trabalhadores remotos vivam na Estônia e que trabalhem legalmente para seu empregador ou para sua própria empresa registrada no exterior.

Além disso, o visto de startups da Estônia ajuda fundadores de fora da UE a expandir sua startup na Estônia e facilita o processo para que as startups da Estônia contratem talentos de fora da UE. Vamos falar desses três incentivos de maneira mais detalhada nos próximos posts.

Há vários jeitos para você entrar no mercado europeu e, agora que você conhece alguns dos caminhos possíveis, que tal uma ajudinha nesse processo ou até mesmo para escolher o melhor caminho para o seu caso? Nós da Martins Castro vamos te dar o apoio necessário. É só entrar em contato conosco e marcaremos uma chamada.