Nova lei facilita entrada de brasileiros em Portugal: uma oportunidade para quem busca nacionalidade
Em 14 de fevereiro de 2025, entrou em vigor em Portugal uma importante alteração na Lei dos Estrangeiros que facilita a entrada e permanência de brasileiros no país. A mudança foi sancionada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa e aprovada pela Assembleia da República. Com essa nova legislação, cidadãos brasileiros têm condições mais simples para ingressar em Portugal e solicitar a autorização de residência caso decidam estudar ou trabalhar no país.
O que muda para os brasileiros
Agora, os brasileiros podem pedir autorização de residência diretamente em Portugal, sem precisar de visto para ingressar, o que torna o processo significativamente mais ágil e acessível. Essa mudança se aplica também aos cidadãos de Timor Leste, enquanto para outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como Angola e Moçambique, permanece a exigência de visto de entrada.
Além disso, os cidadãos da CPLP que foram autorizados a viver em Portugal recebem cartões de residência com validade de dois anos, aceitos em toda a União Europeia (UE). Essa medida, que já beneficiou mais de 147 mil brasileiros em 2023, é parte de um esforço contínuo para facilitar a mobilidade e integração dos cidadãos lusófonos na Europa.
Regularização e oportunidades de nacionalidade portuguesa
Com o aumento no número de brasileiros vivendo no país e a regulamentação facilitada pela nova lei, nunca foi tão vantajoso investir na cidadania portuguesa. Aproveite para entrar em contato conosco e solicitar uma análise personalizada sobre como o processo de nacionalidade portuguesa pode ser o próximo passo para garantir acesso a novas oportunidades na União Europeia.
“Há alguns anos, Portugal efetuava alterações para possibilitar o acesso à nacionalidade de forma mais humanizada”
Em entrevista à coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, a jurista Isabel Comte analisou o impacto das alterações à […]
Transmissão da nacionalidade portuguesa para núcleo familiar: requisitos, etapas e pontos de atenção
Nacionalidade para cônjuges: quando existe o direito O acesso à nacionalidade portuguesa pelo casamento baseia-se no tempo de união e […]
Processos de nacionalidade: como identificar oportunidades reais de acelerar a decisão
A duração de um processo de nacionalidade depende, sobretudo, de fatores internos às Conservatórias. Entre os principais estão a falta […]