Os Fernandes, nascidos no Douro

A Família Fernandes, do Rio Grande do Norte, foi uma das que já conseguiram comprovar a descendência sefardita. A família tem origem na região do Douro, norte de Portugal, e seus primeiros membros chegaram ao Brasil em princípios do século XVIII.
Vindos de navio, os três primeiros Fernandes foram dois irmãos e um primo, um deles identificado por António José Fernandes, apelidado de “Pimenta”, em função de sua pele encarnada. Daí a origem dos “Fernandes Pimenta” que habitaram o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.
VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.
Entre os descendentes de António Fernandes, destaca-se o Major Cosme Damião Fernandes (seu neto), que habitou a região do Seridó, no Rio Grande do Norte e casou-se com Izabel Maria de Araújo, deixando oito filhos que se fixaram naquela região.
Pesquisas genealógicas demonstraram que todos os descendentes do casal possuem origem judaica direta e comprovada, proveniente do lado materno, de habitantes da cidade de Barcelos, convertidos à força em 1497, no reinado de D. Manuel.
Estima-se que milhares de seridoenses sejam descendentes diretos desse casal e que, por consequência, tenham origem sefardita, podendo requerer a nacionalidade portuguesa, enquanto a atual Lei da Nacionalidade estiver em vigor.
Você tem o sobrenome Fernandes e quer saber como conseguir sua nacionalidade portuguesa?
VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.
Importante lembrar: Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.

Última chamada: o tempo está se esgotando para garantir a nacionalidade portuguesa pela via sefardita
A história está em contagem regressiva. A nacionalidade portuguesa por ascendência sefardita, que reconectou milhares de famílias às suas raízes […]

Presidente de Portugal submete reforma da nacionalidade ao Tribunal Constitucional
A proposta de reforma da Lei da Nacionalidade aprovada pelo Parlamento português seguiu o mesmo caminho da Lei dos Estrangeiros: […]

Contagem regressiva para a nacionalidade portuguesa por via sefardita já começou
O tempo para solicitar a nacionalidade portuguesa por descendência sefardita está se esgotando. Após a confirmação de que a votação […]