em 24 de janeiro de 2020

Os Fernandes, nascidos no Douro

em 24 de janeiro de 2020

Os Fernandes, nascidos no Douro

Família Fernandes, do Rio Grande do Norte, foi uma das que já conseguiram comprovar a descendência sefardita. A família tem origem na região do Douro, norte de Portugal, e seus primeiros membros chegaram ao Brasil em princípios do século XVIII.

Vindos de navio, os três primeiros Fernandes foram dois irmãos e um primo, um deles identificado por António José Fernandes, apelidado de “Pimenta”, em função de sua pele encarnada. Daí a origem dos “Fernandes Pimenta” que habitaram o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba.

VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.

Entre os descendentes de António Fernandes, destaca-se o Major Cosme Damião Fernandes (seu neto), que habitou a região do Seridó, no Rio Grande do Norte e casou-se com Izabel Maria de Araújo, deixando oito filhos que se fixaram naquela região.

Pesquisas genealógicas demonstraram que todos os descendentes do casal possuem origem judaica direta e comprovada, proveniente do lado materno, de habitantes da cidade de Barcelos, convertidos à força em 1497, no reinado de D. Manuel.

Estima-se que milhares de seridoenses sejam descendentes diretos desse casal e que, por consequência, tenham origem sefardita, podendo requerer a nacionalidade portuguesa, enquanto a atual Lei da Nacionalidade estiver em vigor.

Você tem o sobrenome Fernandes e quer saber como conseguir sua nacionalidade portuguesa?

VOCÊ PODE COMEÇAR A SUA ÁRVORE GENEALÓGICA.

Importante lembrar: Os sobrenomes são indícios, mas não determinam se você é ou não descendente de judeus sefarditas. Para comprovar esse vínculo, é realmente necessário um estudo genealógico.