em 8 de novembro de 2021

Por que a Estônia é considerada a sociedade digital mais avançada do mundo?

em 8 de novembro de 2021

Por que a Estônia é considerada a sociedade digital mais avançada do mundo?

Ao pesquisar sobre a Estônia é impossível que o tema sociedade digital não apareça como um dos principais destaques. Com apenas 1.3 milhões de habitantes, o país chama atenção de nações gigantes por sua tecnologia avançada e de fácil acesso. Mas como exatamente isso funciona e por que a Estônia é considerada a sociedade digital mais avançada do mundo? Entenda melhor sobre o assunto neste post! 

Em 1991, depois de reconquistar sua independência da União Soviética, a Estônia iniciou uma série de reformas para modernizar a economia e, desde o início, uma abordagem digital foi escolhida por ser mais barata.

Quando a Estônia começou a construir a sociedade baseada na informação, não havia dados digitais sendo coletados sobre os cidadãos, e a população em geral não tinha internet ou até mesmo dispositivos para usá-la. Portanto, o país precisou investir em soluções de tecnologia da informação para conseguir alcançar seus objetivos. 

Por exemplo, no ano 2000 foi lançado o “e-Tax Board”, que possibilitou a declaração de imposto de maneira eletrônica; e em 2001, o “Population Register”, banco de dados do país, lançado para obter informações básicas sobre cada pessoa vivendo na Estônia. 

Atualmente, 99% dos serviços governamentais na Estônia estão disponíveis online 24/7 (casamentos e divórcios precisam ser presenciais), e com certeza eles fazem toda a diferença para quem mora no país. É possível ter acesso a receitas e registros médicos, abrir ou fechar uma empresa, fazer transferência de veículo, votar e muito mais, tudo eletronicamente.

Confira mais detalhes sobre algumas dessas iniciativas:

1. e-ID

Em 2002, a Estônia lançou um sistema de identificação nacional de alta tecnologia. Muito mais do que um documento de identidade com foto, o cartão nacional obrigatório também fornece acesso digital a todos os serviços eletrônicos da Estônia. Com isso, 98% dos estonianos possuem o cartão de identidade e 67% usam regularmente. Alguns exemplos de como ele é usado regularmente:

  • Cartão nacional de seguro saúde;
  • Prova de identificação ao acessar contas bancárias;
  • Para assinaturas digitais;
  • Para votação online;
  • Para verificar registros médicos;
  • Para declaração de imposto.

2. e-Tax

O e-Tax é o sistema de declaração de imposto eletrônico, e a cada ano cerca de 98% de todas as declarações fiscais são feitas eletronicamente.

Usando sua identificação, o contribuinte acessa o sistema, analisa seus dados em formulários pré-preenchidos, faz as alterações necessárias e aprova o formulário de declaração de imposto. O processo normalmente leva de três a cinco minutos. Até a declaração de imposto de renda com um clique é possível desde 2015 – os dados que já estão no sistema são exibidos para o usuário junto com o resultado calculado, então tudo que o usuário precisa fazer é clicar no botão de confirmação. Acredite se quiser: sua declaração de imposto de renda pode levar menos de um minuto na Estônia.

3. e-Health Records

O Electronic Health Record (e-Health Record) é um sistema nacional que integra dados de diferentes provedores de saúde da Estônia para criar um registro comum que todos os pacientes podem acessar online. Essa ferramenta permite que os médicos acessem os registros de um paciente facilmente a partir de um único arquivo eletrônico, assim os médicos podem ler os resultados dos exames à medida que são inseridos, incluindo arquivos de imagem, como raios-X, mesmo de hospitais remotos.

Além disso, em uma situação de emergência, um médico pode usar o código de identificação de um paciente para ler informações críticas de tempo, como tipo de sangue, alergias, tratamentos recentes, medicação em uso ou gravidez. 

Essas são algumas das iniciativas que fazem a Estônia ser considerada o país mais digital do mundo. Se quer trazer a sua empresa para a Estônia ou se você é um profissional de TI e quer trabalhar para uma empresa europeia, fale conosco clicando aqui.