em 8 de novembro de 2021

Por que a Estônia tem atraído cada vez mais os brasileiros?

em 8 de novembro de 2021

Por que a Estônia tem atraído cada vez mais os brasileiros?

Por que um país com apenas 1.3 milhões de habitantes tem chamado cada vez mais a atenção dos brasileiros? O que a Estônia tem a oferecer e quais os atrativos para quem busca uma vida no exterior? Descubra aqui alguns fatores! 

1. Qualidade de vida e segurança

Quem está pensando em viver no exterior, principalmente em família, normalmente encara a segurança e qualidade de vida como fatores decisivos na hora da escolha do novo destino. E isso não é um problema para a Estônia, que com certeza se destaca nesses aspectos.

A capital, Tallinn, possui uma tranquilidade difícil de ser vista em muitos outros lugares da Europa, tanto que é comum ver crianças pequenas se locomovendo ou pegando transporte público sozinhas; algo inimaginável em muitos lugares pelo mundo.

Além disso, se você quer escapar do trânsito, congestionamento e de uma rotina sem descanso, a Estônia pode ser o lugar certo pra você. O contato com natureza, preservação cultural e também histórica são apenas mais alguns dos atrativos do país.

2. Oportunidades profissionais 

A Estônia é um dos países com mais startups per capita na Europa, e não é à toa que empresas como Skype, Wise e Pipedrive foram fundadas ali. A demanda de profissionais qualificados cresce cada vez mais, gerando uma busca de trabalhadores também em outros países, incluindo no Brasil. 

As oportunidades de trabalho são diversas, e apesar do idioma local ser o estoniano, o inglês é muito falado no ambiente de trabalho e serve como língua oficial em muitas das empresas. 

A área de tecnologia da informação é a que possui mais demanda, e empresas buscam em todos os lugares do mundo profissionais que desejem contribuir com esse ecossistema inovador e de empreendedorismo. 

3. Opções de estudo em inglês

Além das oportunidades de trabalho, muitos brasileiros escolhem estudar na Estônia. E isso é possível porque o país conta com mais de 150 cursos ministrados em inglês, com opções de Bacharelado, Mestrado, Doutorado e cursos rápidos. 

Além disso, outros atrativos são as oportunidades de bolsas de estudos e possibilidades de financiamento para os alunos. Saiba mais no site studyinestonia.com

4. Menos burocracia na emissão de vistos

Comparando com muitos outros países, o processo de visto na Estônia é bem mais simples. Desde 2013, não são mais emitidas autorizações de trabalho separadas (o famoso “Work Permit”) e os estrangeiros receberam uma permissão de residência que, em geral, os autoriza a trabalhar. 

A permissão de residência pode ser emitida por diferentes razões: estudo, trabalho, união familiar, negócios, entre outras. 

No geral, os estrangeiros estão sujeitos à quota de imigração, que não pode exceder 0,1% da população permanente do país em um ano. Porém, essa regra não se aplica em alguns casos, como profissionais da área de tecnologia da informação, profissionais empregados em uma start-up, migração familiar, entre outros. 

E para os brasileiros com dupla cidadania europeia, por exemplo, o processo é ainda mais fácil. Isso porque o cidadão da União Europeia já possui o direito de residência na Estônia mediante o registo do seu local de residência localizado no país. 

5. País tecnológico 

A Estônia é a sociedade digital mais avançada do mundo, onde a tecnologia está inserida na cultura e no dia a dia das pessoas. Atualmente, 99% dos serviços governamentais podem ser feitos online, seja do pagamento de impostos até a abertura de uma empresa.

Para o país, oferecer serviços digitais significa menos burocracia e, ao mesmo tempo, adiciona mais transparência e eficiência em alguns setores vitais, como saúde e educação. 

Além disso, a Estônia é o primeiro governo do mundo a oferecer uma residência eletrônica, o programa e-Residency. Com ele, você pode abrir e administrar uma empresa na Estônia, mas estando em qualquer lugar do mundo. 

Se quer trazer a sua empresa para a Estônia ou se você é um profissional de TI e quer trabalhar para uma empresa europeia, fale conosco clicando aqui.