em 8 de julho de 2020

Tire suas dúvidas sobre a revalidação do diploma de medicina em Portugal

em 8 de julho de 2020

Tire suas dúvidas sobre a revalidação do diploma de medicina em Portugal

Buscando qualidade de vida e segurança, além de melhores salários e melhores condições de trabalho, mais de mil médicos brasileiros resolveram atuar em Portugal. Mas para que possam desenvolver suas atividades, os profissionais tiveram de passar pelo processo de revalidação de seus diplomas.

Confira, a seguir, algumas orientações sobre o processo de revalidação do diploma de medicina em Portugal.

Etapas do processo de revalidação

Para brasileiros, o processo de revalidação é dividido em quatro etapas:

1) Entrega de documentos (é preciso correr):

Inicialmente, é necessário apresentar o histórico escolar, diploma e ementa das disciplinas cursadas. Alguns destes documentos precisam ser apostilados, outros certificados pela faculdade e outras especificidades, passadas no momento da consultoria.

Importante: Para quem se formou fora do Brasil, os documentos não precisam ser traduzidos se estiverem em espanhol, inglês ou francês.

2) Prova teórica (objetiva):

A prova consiste em 120 questões sobre Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia/Ginecologia, Clínica Geral, Saúde Pública, Saúde Mental. Não existe número de vagas, ou seja, não há concorrência, mas o candidato precisa acertar 50% das questões para passar no exame. Se não for aprovado na prova escrita, pode tentar no ano seguinte sem passar pela 1ª fase.

Obs.:  Para os nacionais de países que não têm como língua oficial o português, será necessário fazer uma prova de competência de comunicação antes da prova teórica.

3) Prova prática:

Consiste da observação de um doente da área da Medicina ou Cirurgia, com preparação de um relatório em moldes semelhantes aos das provas práticas do Internato Médico.

4) Defesa da tese:

A tese pode ser uma dissertação, monografia ou relatório curricular. O trabalho final não precisa ser inédito, ou seja, se o médico tiver algum trabalho feito que se enquadre em uma destas categorias, pode utilizá-lo como trabalho final. O trabalho deve ser apresentado em até 6 meses após a aprovação na prova prática.

Tempo para a revalidação

O processo demora em torno de um ano. Lembrando que as inscrições de 2020 seguem até 16 de novembro.

Especialidade

O médico primeiro tem de passar pelo processo de revalidação do diploma, depois fazer a inscrição e, por fim, requerer na ordem dos médicos a especialidade, ou seja, a especialidade é a última etapa.