em 9 de novembro de 2021

10 curiosidades sobre a Estônia que vão te surpreender

em 9 de novembro de 2021

10 curiosidades sobre a Estônia que vão te surpreender

Atualmente, quando se começa a falar sobre a Estônia, a primeira coisa que se vem em mente é o quanto esse pequeno país localizado ao norte da Europa é avançado tecnologicamente e, obviamente, a sua sociedade digital e os benefícios que ela trouxe para a população em anos.

Bom, de carregamento de esposas ao país com a maior população de ursos marrons da Europa, a ideia desse post é te mostrar uma lista de curiosidades sobre a Estônia que normalmente você não encontra por aí, vamos lá?

1. Sauna é um estilo de vida

Você sabia que a tradição da sauna “de fumaça” (Smoke Sauna), criada no sul da Estônia, é listada pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade?

Esse costume de mais de 800 anos permanece vivo até hoje entre os estonianos e é muito curioso como eles seguem mantendo essa tradição viva ano após ano. Enquanto em alguns países, ter uma sauna em casa é sinônimo de elitismo, por aqui é quase que essencial e muito comum encontrar a área de sauna nas residências – mas não é só nelas, já que existem diversos spas pelo país e até mesmo saunas compartilhadas em bares e restaurantes.

Em mais detalhes, a Smoke Sauna estoniana não tem chaminé, e a fumaça da lenha circula pela sala aquecendo o ambiente. As temperaturas típicas da sauna variam entre 70 e 100 oC.

2. O país com a maior comunidade de ursos marrons da Europa

Mais da metade do território estoniano é coberto por florestas, o que torna a fauna do país muito rica e preservada. Cervos, raposas, linces e até mesmo alces são encontrados com certa facilidade em determinadas áreas da região.

Porém, o que mais chama a atenção é a quantidade de ursos marrons que existem na Estônia! Mesmo sendo um animal com risco de extinção, estima-se que mais de 700 deles vivem no país, tornando essa a maior comunidade dessa espécie na Europa.

3. A Estônia já foi 11 vezes campeã mundial de um esporte bem peculiar: o carregamento de esposas

Isso mesmo! Por mais caricato e diferente que isso possa parecer, o carregamento de esposas é um esporte tradicional e possui até uma liga mundial. Liga essa que a Estônia já faturou 11 vezes e possui até uma lenda no esporte, Margo Uusog, que é pentacampeão da modalidade. 

Com relação à prática, ela não tem muito segredo. Basicamente a ideia é que os participantes homens carreguem suas companheiras por uma pista com obstáculos no menor tempo possível. 

Há várias maneiras de fazer esse carregamento, incluindo o estilo estoniano, onde a esposa fica de cabeça para baixo nas costas com as pernas sobre o pescoço e os ombros.

4. O primeiro país do mundo a fazer suas eleições pela internet

Obviamente não teríamos como fazer uma lista de curiosidades sobre a Estônia sem mencionar algum fato relacionado a tecnologia no país, não é mesmo? Nas eleições municipais de 2005, mais de nove mil estonianos exerceram seu direito de escolha pela internet, sem precisar sair de casa. Fato que se tornou comum e rotineiro no país desde então, agora também para escolhas parlamentares.

Para se ter uma ideia, 263.566 pessoas votaram online durante as eleições municipais de 2021, o que representou 47% de todos os votos computados, estabelecendo um novo recorde.

Em 2017, ano das últimas eleições municipais, os votos online representavam 31,7% do total.

5. A Old Town, em Tallinn, é considerada uma das cidades medievais mais preservadas da Europa

Andar pelas ruas da Old Town (Cidade Antiga) na capital é como se transportar no tempo e conhecer parte da história da humanidade em alguns passos. 

Não à toa, em 1997, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) considerou a Old Town de Tallinn um Patrimônio Mundial, juntando-se aos marcos mais reconhecidos do mundo. Milhares de turistas de todas as partes do mundo visitam a capital estoniana para ter o privilégio de conhecer e andar por essas ruas.

6. O ar da Estônia é um dos mais limpos do mundo

Ainda relacionado ao fato acima, onde mencionamos que mais da metade do território estoniano é coberto por florestas, a OMS (Organização Mundial da Saúde), classificou o ar da Estônia como um dos mais limpos do mundo

Toda essa dedicação e preservação do povo estoniano em relação ao meio ambiente também foi recompensada em 2021 , quando Tallinn foi eleita a Capital Verde da Europa 2023, reconhecendo os esforços da cidade para preservar e melhorar um ecossistema que apoia tanto o meio ambiente quanto a economia.

7. É um país de sensações extremas e intensas

Aqui estamos falando especificamente das experiências que você pode viver um ano na Estônia (ou até mesmo passando uma temporada menor). Um contraste bem evidente é quando comparamos o inverno e o verão, estações que por si só já são opostas, mas quando vamos às individualidades, isso fica ainda mais evidente. 

Por exemplo, em relação à temperatura, que durante o início de 2021 chegaram na casa dos -25oC e, no verão do mesmo ano, aos +35oC. Ah, aqui vale mencionar uma tradição muito praticada pelos estonianos, que é sair de uma sauna com temperatura acima dos 40oC  para mergulhar diretamente em um lago, de preferência congelado, com temperaturas baixíssimas.

A luz solar também é algo que chama a atenção, enquanto no verão você pode experienciar as White Nights (Noites Brancas) com até 19h de luz solar num dia, durante o ápice do inverno você vivencia oposto e tem contato com apenas 6h de claridade no dia.

8. ⅓ da população da Estônia mora na capital

Atualmente a Estônia registra uma população de cerca de 1.330 milhões de habitantes sendo que, cerca de 33% dessas pessoas (440 mil) moram em apenas uma cidade, a capital Tallinn.

Para trazer esse número mais próximo da nossa realidade, damos um exemplo bem brasileiro: apenas a população da cidade de São Paulo é de mais de 12 milhões de habitantes, ou seja, quase que 12x a população da Estônia inteira.

9. O uso de refletor durante o inverno é obrigatório 

Durante o inverno, quando os dias são mais curtos e as noites mais longas, uma regra muito peculiar entra em vigor: todos os pedestres são obrigados a usarem refletores quando andam nas ruas.

Essa medida de segurança se dá justamente pela falta de visibilidade nas estradas em muitas épocas do ano. Por lei, eles podem ser colocados em roupas, bolsas ou até mesmo nas mochilas, e devem ficar entre 50 a 80 cm do solo e num ponto que seja visível por todos os lados.

10. A declaração de imposto de renda na Estônia leva cerca de 3 minutos

Desde os anos 2000, a Estônia começou a oferecer a possibilidade de declaração de impostos no país de forma online. Hoje, 98% da população utiliza esse método para fazer sua declaração de impostos todos os anos, e a declaração de imposto de renda leva em média 3 minutos para ser feita.

Isso salva o tempo e desburocratiza um setor que por anos foi muito afetado. Aliás, um ponto muito interessante dessa revolução digital que a Estônia lidera no mundo: 99% dos serviços governamentais podem ser feitos de forma online no país.

Quer saber mais sobre a Estônia e fazer parte dessa revolução que o país vem fazendo? A gente te ajuda! Entre em contato conosco e nossa equipe de especialistas irá te ajudar a tirar esses planos do papel.