em novembro 9, 2021

5 melhores países para morar na Europa

em novembro 9, 2021

5 melhores países para morar na Europa

Cada vez mais pessoas têm a intenção de mudar de país. Sair do Brasil e viver em um lugar diferente pode ser uma excelente oportunidade de ter melhor qualidade de vida, principalmente quando pensamos em questões como saúde, educação e segurança.

Contudo, nem sempre é fácil saber ao certo para onde ir. Por isso, neste texto vamos apresentar os melhores países para viver na Europa. Existem diversas opções, cada uma com suas particularidades. Acompanhe a leitura e descubra qual o país europeu que mais combina com suas necessidades e com os seus planos!

Por que morar fora?

Antes de apresentar os melhores países para viver na Europa, vale a pena levantar alguns pontos importantes para pensar por que viver fora do país. Por isso, a seguir listamos alguns desses motivos. Confira!

Experiência cultural

Independentemente de qual país você escolher, é fato que nessa mudança haverá uma grande experiência cultural. Conhecer novos lugares, línguas, hábitos e tradições pode ser enriquecedor nos mais diversos aspectos.

Muitas vezes ficamos fechados dentro de nossa realidade e esquecemos que existe toda uma diversidade de pensamentos e costumes. Entrar em contato com essas novidades nos permite abrir a mente, aprimorar habilidades e nos conhecer melhor.

Oportunidade de trabalho

Outro ponto importante, que é o que move a maior parte das pessoas que querem sair do país, são as oportunidades de trabalho. Infelizmente, o Brasil tem sofrido com uma crise econômica, o que gera uma alta de desemprego.

Nesse sentido, mudar para os países europeus é uma excelente maneira de encontrar um trabalho. Além disso, os salários tendem a ser bem melhores do que no Brasil, sendo mais tranquilo de bancar as despesas e ainda conseguir guardar dinheiro para viajar, ou alcançar outros objetivos. Mas, atenção, é importante planejar e buscar orientação para não migrar ilegalmente.

Maior segurança

O Brasil é o país onde a população mais teme a violência no mundo. Por isso, sair do país pode ser uma ótima maneira de ficar mais tranquilo com relação à segurança. Nesse sentido, os países europeus são referência, uma vez que a maior parte dos países mais seguros do mundo estão neste continente.

Melhor educação

Se você deseja proporcionar uma boa educação para sua família, na Europa você provavelmente alcançará esse objetivo. Os maiores índices educacionais do mundo estão no continente europeu e os países investem cada vez mais em melhorias nesse setor. Um bom exemplo é Portugal, que elevou sua educação às melhores do mundo.

Quais os melhores países para viver na Europa?

Agora que ficaram claras algumas das vantagens de morar na Europa, em especial para alcançar uma boa qualidade de vida para você e sua família, vale a pena conferir quais os melhores países para imigrar sendo brasileiro. Confira a lista a seguir e descubra qual desses países mais se adequa às suas necessidades!

1. Espanha

Um dos países mais fáceis para brasileiros imigrar é a Espanha. A cultura desse país é bastante semelhante à do Brasil, estando ligados historicamente. Por conta disso, a comunicação pode ser mais fácil do que em outros países da Europa, com exceção de Portugal.

Além disso, a Espanha possui uma grande comunidade de brasileiros. Dessa forma, fica mais fácil fazer contatos, seja para trabalhar ou para se divertir. Outros pontos como, mobilidade no mercado de trabalho, residência a longo prazo, acesso à educação e políticas contra discriminação também são aspectos que dão destaque a esse país.

2. Alemanha

Um dos países mais receptivos a estrangeiros, a terra da cerveja, do salsichão e da Oktoberfest também está entre os melhores países da Europa para se viver. Embora o idioma possa ser intimidador, esse quesito está longe de ser um grande obstáculo.

Com relação ao trabalho, a Alemanha tem uma carência de mão de obra qualificada, principalmente nos setores de indústria, engenharia, ciências e TI. Isso faz com que as grandes multinacionais do país procurem por bons profissionais estrangeiros. Por isso, o país é acostumado a receber imigrantes, oferecendo oportunidades para trabalhar e estudar no país.

3. Estônia

Situada no norte da Europa e banhada pelo mar báltico, a Estônia também figura entre os melhores países para imigrar, principalmente para quem tem experiência no mercado de tecnologia. Considerado o país mais digital do mundo, existem mais de sete mil vagas abertas em startups de tecnologia nesse país.

Além das oportunidades fornecidas pelas empresas privadas, o governo estoniano também trabalha para oferecer emprego aos imigrantes. De acordo com o site Work Estonia, existem mais de 540 oportunidades de trabalho oferecidas pelo governo.

4. Finlândia

A Finlândia é considerada um dos 10 melhores países em qualidade de vida na Europa. Entre suas características, merece destaque a segurança e o sistema público de educação, sendo um ótimo lugar para viver em família.

Uma das vantagens em imigrar para esse país é que brasileiros podem permanecer por até três meses sem precisar de visto. Contudo, para morar na Finlândia, é necessário permissão de residência, sendo o documento solicitado e emitido pela Embaixada ou Consulado finlandês no Brasil.

5. Estônio

A Estônia é a sociedade digital mais avançada do mundo, onde a tecnologia está inserida na cultura e no dia a dia das pessoas. Atualmente, 99% dos serviços governamentais podem ser feitos online, seja do pagamento de impostos até a abertura de uma empresa.

Para o país, oferecer serviços digitais significa menos burocracia e, ao mesmo tempo, adiciona mais transparência e eficiência em alguns setores vitais, como saúde e educação.

Além disso, a Estônia é o primeiro governo do mundo a oferecer uma residência eletrônica, o programa e-Residency. Com ele, você pode abrir e administrar uma empresa na Estônia, mas estando em qualquer lugar do mundo.

6. Portugal

Por último, mas não menos importante, é indispensável falar de Portugal. Sem dúvida, esse é um dos melhores países para brasileiros imigrarem, seja na juventude ou na velhice. Considerando que o Brasil foi colonizado pelos lusitanos, é comum que seja simples encontrar descendentes para conseguir cidadania portuguesa, o que facilita todo o trâmite da migração.

Não é atoa que Portugal tem destaque como o destino migratório para profissionais brasileiros. Entre as vantagens, o país oferece aos profissionais de medicina, odontologia, farmácia e contabilidade a possibilidade de revalidar seus diplomas e exercer sua profissão tranquilamente.

Outro ponto importante a ser considerado pelos brasileiros, é que Portugal tem tomado medidas para solucionar a queda demográfica existente no país. Entre as medidas, está a possibilidade de descendentes de judeus portugueses solicitarem a restauração de sua cidadania lusitana. Nem todos sabem, mas grande parte dessas pessoas está no Brasil.

Além desses aspectos, vale a pena destacar outras vantagens que o país lusitano apresenta com relação aos imigrantes. Tais como:

  • alta receptividade com estrangeiros;
  • mesma língua do Brasil;
  • saúde pública gratuita e de qualidade;
  • educação de qualidade.

Mudar de país é uma ótima oportunidade de aprimorar habilidades, conhecer novas culturas e garantir qualidade de vida para você e sua família. Como foi possível perceber ao longo deste texto, os melhores países para viver na Europa são variados, cada um com suas características particulares. O que não faltam são oportunidades e boas opções para mudar para o antigo continente!

Gostou dessas informações e quer saber mais sobre como funciona a vida na Europa e como fazer sua imigração? Então, nos siga nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin!