em 8 de novembro de 2021

5 motivos para morar na Estônia

em 8 de novembro de 2021

5 motivos para morar na Estônia

Apesar de ser um país ainda desconhecido por muitos brasileiros, a Estônia tem muito a oferecer. Localizada na Europa, e parte dos países bálticos (junto com Letônia e Lituânia), a Estônia tem ganhado cada vez mais destaque pelo bom uso das tecnologias, o que possibilitou construir um ecossistema digital de dar inveja em muitos países

Ficou interessado em saber mais sobre esse país? Separamos aqui alguns motivos para morar na Estônia, e quem sabe despertar de vez sua vontade de conhecer esse destino. Confira!

1. Qualidade de vida 

Entre os três países bálticos, a Estônia é a que possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O ranking mundial do IDH é feito pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento) e tem três pontos principais avaliados entre todos os países do mundo: saúde, educação e renda.

Após a avaliação de todos esses pontos, o país recebe uma nota que vai de 0 a 1 e quanto mais próximo do 1 mais alta são as prospecções de desenvolvimento humano no lugar. No último ranking, divulgado em 2020, a Estônia atingiu 0.892, uma nota acima da média mundial que é de 0.737 e que a fez ficar com a 29ª posição. 

Apenas para nível de comparação, o país com a maior nota – e consequentemente o maior IDH – é a Noruega, com 0.957, e o menor, o Niger, com 0.394. O Brasil atualmente ocupa a 84ª colocação com 0.765. 

Mas além disso, se você busca tranquilidade, a Estônia pode ser o país perfeito para você. E isso é realidade até mesmo na capital, Tallinn, que possui cerca de 450 mil habitantes e mantém uma atmosfera bastante sossegada. Por ser uma cidade relativamente pequena comparada com outras capitais europeias, o transporte público funciona, tudo é relativamente perto e de fácil acesso. Ou seja, nada de ficar horas e horas no trânsito. 

Outro ponto que influencia na qualidade de vida para quem mora na capital é a possibilidade de usufruir do transporte público gratuitamente. Pessoas que possuem sua residência registrada na cidade podem utilizar o ônibus, trem e tram sem precisar pagar nada a mais. 

2. Segurança

No geral, a Estônia é um país muito seguro, tanto para quem está a turismo como para quem vive nele. 

Não ache estranho se você cruzar com uma criança pequena andando sozinha pelas ruas ou pegando transporte público sem estar acompanhada na Estônia. Essa cena é totalmente comum no país, e já mostra que o fator segurança é algo bem forte. 

Além disso, andar mexendo no celular, computador ou outros tipos de eletrônicos não é motivo para insegurança. 

3. Sociedade digital 

Outro ponto que pesa muito na escolha de morar na Estônia é Sociedade Digital que foi construída no país – e que qualquer pessoa só terá a real noção do quanto isso é verdadeiro quando vivenciar de perto.

Na Estônia, você pode fazer quase tudo de forma online ou digital, já que 99% dos serviços públicos estão disponíveis online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso inclui desde votação, abertura e fechamento de empresas e até declaração do imposto de renda. 

Você também pode, inclusive, se tornar um residente digital do país e expandir o seu negócio para o território europeu mesmo sem nunca ter pisado no país. É o programa e-Residency, voltado para profissionais que buscam abrir seu negócio na Europa e administrá-lo remotamente. Leia mais sobre o tema aqui. (link do post e-residency)

4. Oportunidades profissionais e ambiente propício para o empreendedorismo

A Estônia vem crescendo muito e, com isso, as oportunidades de trabalho nas mais diversas áreas também tem aumentado. E algo interessante é que como o idioma local, o estoniano, não é pré-requisito para muitas ofertas, você consegue encontrar emprego no país apenas com o domínio do inglês.

Ouve-se muito falar da área de Tecnologia da Informação (TI), uma vez que o país sofre com um déficit de cerca de 8 mil profissionais só nessa área. Porém, as vagas não se limitam apenas a esse ramo e existem diversas outras disponíveis no mercado de trabalho.

Também não podemos deixar de mencionar que empresas como Transferwise, Skype, e Pipedrive são estonianas, e que atualmente há mais de 1200 startups no país. 

5. Facilidade para viajar e conhecer novas culturas

Por último, mas não menos importante, outro fator muito interessante da vida na Estônia é que você consegue ter contato com uma cultura completamente diferente e tem a possibilidade de crescer e aprender muito com isso. 

Além disso, você também tem opções de conhecer outros países, uma vez que é possível chegar na Estônia por terra, água e mar. Só para citar alguns destinos de fácil acesso, Helsinque, na Finlândia, fica a 2h30 de ferry; Riga, capital da Letônia, a 4h de carro e São Petersburgo, na Rússia, a cerca de 5h também de carro. Ou seja, você terá a change de conhecer lugares incríveis que estão super perto da Estônia!

Se quer trazer a sua empresa para a Estônia ou se você é um profissional de TI e quer trabalhar para uma empresa europeia, fale conosco clicando aqui.