em 18 de setembro de 2020

5 motivos por que as pessoas buscam a nacionalidade portuguesa pelos sefarditas

em 18 de setembro de 2020

5 motivos por que as pessoas buscam a nacionalidade portuguesa pelos sefarditas

Cada vez mais pessoas estão buscando a nacionalidade portuguesa por meios da descendência dos judeus sefarditas. Brasil, México, Argentina, Colombia, Estados Unidos Turquia e Israel são apenas alguns exemplos de países que buscam esse tipo de nacionalidade.

Esse tipo de nacionalidade portuguesa pode ser conquistada por meio da comprovação de que a pessoa possui um antepassado sefardita, ou seja, um judeu ou cristão novo (forçado à conversão) de origem ibérica perseguido pela Inquisição de Portugal e Espanha entre os séculos XVI e XVIII.

Como forma de reparação histórica, a legislação portuguesa, através da Lei Orgânica nº 1/2013, de 29 de Julho e do Decreto-Lei 30-A/2015, de 27 de Fevereiro, passou a conceder a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos descendentes de judeus sefarditas, hipótese prevista no art. 6º, nº 7 da Lei da Nacionalidade, Lei nº 37/81, de 03 de Outubro.

Mas por que essas pessoas estão tão interessadas em uma dupla cidadania? Seguem alguns motivos:

1. Mobilidade internacional

Ao se tornar um cidadão português, você ganha a liberdade de transitar por todos os países da União Europeia sem burocracia com vistos, problemas com imigração, filas em aeroportos e cumprimento de prazos.

2. Qualidade de vida

Saúde, segurança, educação e poder de compra são alguns dos indicadores que fazem a Europa se destacar no quesito qualidade de vida. Que tal poder viver com essa qualidade e, quando bem entender, poder dar um pulinho e passar uma temporada no Brasil?

3. Oportunidades profissionais

Aqueles que obtêm a nacionalidade portuguesa podem atuar profissionalmente em qualquer país da União Europeia. É uma oportunidade de atuar em algumas das maiores empresas do mundo e ganhar em euro.

4. Vida acadêmica

E que tal poder, como cidadão português, ter bem menos burocracias para ingressar em algumas das melhores universidades do mundo? Você já sonhou em estudar em Paris, Berlim, Roma, Madrid ou nas excelentes universidades de Lisboa, Coimbra, ou do Porto, por exemplo?

5. Um presente para os descendentes

Ainda não se convenceu? Bom, então não busque a cidadania por você, mas para os seus descendentes. Você sabia que seus filhos e netos terão direito à cidadania que você conquistou? Não seria maravilhoso deixar todas estas oportunidades para o futuro deles?

A primeira coisa a fazer é confirmar se há na sua genealogia um ascendente sefardita. Para isso, sugiro responder ao formulário de pré-análise genealógica (não tem custos).

Confira também o nosso vídeo sobre o mesmo tema:

Descubra se é descendente de um judeu sefardita

Você pode descobrir se tem ascendência sefardita. Para isso, basta responder corretamente todos os campos do nosso formulário de análise prévia. Não há custos associados ao preenchimento do formulário.