em 24 de setembro de 2021

Morar em Portugal aposentado: será que vale a pena?

em 24 de setembro de 2021

Morar em Portugal aposentado: será que vale a pena?

Morar em Portugal aposentado é uma decisão fácil de se tomar ao saber que o país é acolhedor, tem paisagens maravilhosas, belezas arquitetônicas incríveis, cidades que reúnem histórias marcantes e sem contar que os portugueses apreciam nossas novelas, músicas e culturas.

Para os aposentados que desejam aproveitar essa nova fase da vida com mais tranquilidade e qualidade de vida, Portugal é o lugar certo. É o sonho de consumo de muitos brasileiros. Pensando nessa possibilidade, faço um convite para você embarcar nessa aventura e saber o que lhe espera! Vem conferir neste post!

Quais as vantagens de morar em Portugal aposentado?

Se você está aposentado e nos seus planos morar em Portugal é uma boa opção, nada melhor que já começar a conhecer todas as vantagens que esse encantador país pode lhe proporcionar. Afinal de contas, é lá que você pretende viver maravilhosos dias, não é mesmo? Tome nota dos pontos mais importantes:

1.Segurança Pública

A segurança em Portugal é um ponto favorável. Ele é considerado o 3.º país mais seguro do mundo. Outro detalhe é que o policiamento não é ostensiva, mas está sempre presente! Logo, é possível transitar pelas

ruas a pé ou em qualquer horário do dia sem correr perigo!

2.Custo de vida

Sobre o custo de vida em Portugal, ele é considerado um dos mais baixos se compararmos com outros países da Europa. Isso se aplica, principalmente, em relação a vestuário e alimentação. Portanto, quem recebe até um salário mínimo por pessoa (em euros) dá para viver tranquilamente, mas sem luxos.

3.Transporte público

O transporte público em Portugal é interligado (metrô, ônibus, trem e avião). É possível cruzar o país de um ponto a outro em poucas horas sem se preocupar com o trânsito. Logo, esse item traz todo requisito de qualidade como a tranquilidade de uso sem superlotação, com direito a cafezinho, wi-fi, banheiro e muito conforto.

4.Saúde pública

Diferente de outros países, em Portugal a saúde pública não é totalmente de graça, mas tem qualidade! Os valores são baixos. Para você ter ideia, cada família possui o seu médico e há ações frequentes de prevenção. Quanto a doenças mais comuns como é a diabetes, elas são tratadas com medicamentos

gratuitos.

5.Culinária portuguesa

A comida portuguesa é incrível! Ela é muito saborosa e considerada uma das mais saudáveis do mundo. Toda essa peculiaridade se deve a uma alimentação regada com azeites, sardinha, bacalhau e muito legumes. E os doces? Eles não são tão adocicados. Quanto as padarias, elas são

verdadeiros paraísos!

6 melhores cidades de Portugal

Portugal é um dos países que atrai o olhar de muitas pessoas e, principalmente, das aposentadas. No entanto, fazer a escolha da região onde deseja morar, não é uma missão tão simples. Requer uma certa análise! Pensando nisso, trouxemos uma listinha com as 6 melhores cidades. Confira!

1.Lagos

Cidade cercada pelas mais belas praias, Lagos é um destino ideal para quem deseja desfrutar de uma aposentadoria sossegada a beira-mar. Lá, tem excelentes opções de lazer, restaurantes e incríveis lojas, sem contar que o local oferece um perfeito padrão de qualidade de vida.

Vale ressaltar mais ainda que o custo de vida só se excede por conta do valor de aluguéis que custam em média 800€. Nesse caso, ele se assemelha muito ao de cidades como Lisboa. Tudo isso se deve ao local muito frequentado por pessoas que desejam aproveitar uma badalada férias de verão!

2.Braga

Braga é a terceira maior cidade do país. É aquele lugar que une o útil ao agradável, ou seja, tranquilidade e preço baixo. No item custo, os aluguéis apresentam valores moderados. O local é perfeito para pessoas

aposentadas por oferecer tudo que uma cidade grande tem, porém, sem agitação.

A cidade de Braga conta com uma excelente estrutura de serviço de saúde. Lá, o clima é ameno e apresenta temperaturas médias no verão que atingem 27ºC. No inverno, elas marcam os 14ºC. Já deu para entender que a variação é bem tranquila se for comparada com outros países da Europa.

3.Cascais

O aposentado que decide morar em Cascais, certamente vai ter uma experiência positiva! Para você ter ideia, o local é um verdadeiro conto de fadas. Lá, é possível desfrutar das mais belas praias de águas azuis

cristalinas, o comércio é variado e possui restaurantes renomados, mas sem agitação.

Cascais é uma vila. Ele está localizada a 33 km da capital. Quanto ao clima, é ameno durante todo o ano. Sobre a saúde pública, ela tem qualidade e a segurança é eficaz. Vale ressaltar que o local é conhecido por região luxuosa. Por isso, se você decidir viver lá, já pode se preparar para arcar os altos custos!

4. Lisboa

Um ponto atrativo de Lisboa é sua infraestrutura. Se você é um aposentado que tem um estilo de vida agitado, mas não tem intensão de diminuir o ritmo, saiba que esse é o seu destino perfeito! O local oferece variadas opções de lazer, muita cultura e gastronomia muito saborosa.

Em Lisboa, o preço dos imóveis é elevado, mas se você conferir a infraestrutura da cidade, vai perceber que compensa. Portanto, se você aprecia um lugar que tenha diversas rotas para conhecer, além de encantadoras paisagens, essa região é a mais indicada para desfrutar uma aposentadoria tranquila!

5. Porto

Conhecida pelos seus vinhos e paisagens sem igual, Porto é uma das melhores cidades para o aposentado viver tranquilamente!  No entanto, antes de tomar sua decisão, é bom deixar ciente que o custo de vida é médio. Portanto, os valores de aluguéis podem pesar no orçamento familiar.

Outro ponto que vale destacar é a cidade ser boa opção para aposentados que apreciam o clima um pouco mais frio. A média das temperaturas anuais, por exemplo, atingem 15 °C. Já as estações do ano são bem definidas, ou seja, no verão a máxima é em torno de 35 °C e no inverno, a mínima é entre 5 °C a 14 °C.

6.Coimbra

Muitos aposentados conhecem Coimbra por sua universidade! Durante os meses de verão e por ser período de férias, a cidade fica mais tranquila sem a presença dos estudantes. A informação é que essa região é o

destino preferido de muitas pessoas por ser menos agitada que Porto, Lisboa e até Lagos.

Sobre o item mais econômico, o transporte público se destaca. Para você ter ideia, muitos percursos podem até ser feitos a pé! Outro atrativo é o valor do aluguel. Um apartamento de um quarto, por exemplo, custa

em média 450€. Isso representa um excelente preço se você comparar o padrão de qualidade de vida.

Morar em Portugal aposentado, esse é um forte dilema! Por isso, antes de tirar conclusões, vale analisar todos os pontos para entender se eles se encaixam no perfil que você quer daqui para frente. Existem infinitas oportunidades para se curtir uma vida mais tranquila e com qualidade. Portanto, a decisão é sua!

Você acredita que vale a pena morar em Portugal depois da aposentadoria? Deixe seu comentário!