Saiu o calendário de 2020 para a revalidação do diploma de medicina em Portugal
Cada vez mais médicos brasileiros escolhem Portugal para viver e trabalhar. O exercício da profissão em outro país exige planejamento, organização, pesquisa e a revalidação das suas habilitações acadêmicas. Por isso, elaboramos um passo a passo que vai ajudar os profissionais que querem ter a opção de trabalhar na Europa.
1º passo: os tipo de reconhecimento de diplomas
Existem três tipos de reconhecimento de diplomas em Portugal. O curso de medicina exige o tipo específico. Este reconhecimento garante a validação de grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português. Para isso, é feita uma análise do nível, duração e conteúdo programático de uma determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade.
2º passo: submissão dos documentos.
É preciso correr, pois, via de regra, os prazos são curtos e podem ser encerrados sem aviso prévio. De forma simplificada, são exigidos:
– Passaporte;
– Diploma de graduação;
– Histórico (ensino superior);
– Ementa/conteúdo programático de todas as disciplinas cursadas;
– Declaração com classificação final do curso.
Importante: Deve-se verificar se há alguma especificidade exigida pela universidade escolhida. Algumas universidades, por exemplo, exigem que os todas as páginas dos documentos da faculdade estejam assinados pelo profissional responsável por emití-los.
3º passo: escolha e aprovação na universidade.
Após escolher a universidade é preciso se submeter aos exames e conseguir a aprovação. São três avaliações:
1. Prova teórica: a prova é presencial e composta por 120 questões. É preciso acertar 50% para ser aprovado;
2. Prova prática: também é preciso alcançar 50% de sucesso, pelo menos;
3. Apresentação de trabalho: não é preciso ser um trabalho inédito.
4º passo: inscrição na Ordem dos Médicos
Revalidação aprovada, é hora de se inscrever na Ordem do Médicos de Portugal. Nesta fase, e possível que novos documentos seja solicitados. Como todo o processo, a boa orientação é fundamental para que esta etapa seja superada com agilidade, afinal, nem todo mundo dispõe de tempo e conhecimento para resolver algumas pendências burocráticas.
Em terras lusitanas, o exercício da Medicina está regulamentado pelo Estatuto da Ordem dos Médicos (Lei n.º 117/2015 de 31 de agosto, com as devidas alterações). Após três anos da prática em Portugal, o profissional pode trabalhar em qualquer país da União Européia.
A revalidação do diploma de medicina segue esses quatro passos e todos os documentos devem estar em conformidade com a legislação vigente em Portugal. Em 2020 as Universidades estão publicando cronogramas de provas para revalidação, é bom estar atento aos prazos estipulados.
Portugal remains among the top 10 most attractive destinations for foreign investment
Portugal has established itself as one of the top ten most attractive destinations in Europe for Foreign Direct Investment (FDI), […]
Estados Unidos facilitam investimentos para luso-brasileiros: oportunidades e benefícios
Os Estados Unidos estão abrindo novas portas para atrair investidores luso-brasileiros, oferecendo vantagens para quem possui dupla cidadania portuguesa e […]
Expansion of American and Canadian tourism in the Algarve region
The North American tourism market has shown a remarkable increase in interest in Portugal, with the Algarve standing out. According […]