em 27 de junho de 2022

Nova mudança na Lei de Nacionalidade para descendentes sefarditas

em 27 de junho de 2022

Nova mudança na Lei de Nacionalidade para descendentes sefarditas

Assembleia da República retoma debate sobre a nacionalidade portuguesa para descendentes de judeus sefarditas e sinaliza com alterações positivas à lei da nacionalidade

As recentes mudanças ao Regulamento da Lei de Nacionalidade têm sofrido muitas críticas por se traduzirem numa forma inconstitucional de restringir o acesso à nacionalidade por parte de pessoas que deveriam estar abrangidas pela norma da reparação histórica. Acontece que, neste ano, iniciou-se uma nova legislatura em Portugal e isso permite aos partidos representados na Assembleia da República, apresentar novas propostas de alteração à Lei da Nacionalidade. E foi o que, de fato, aconteceu.

O Livre, partido com representação parlamentar, apresentou Projeto visando alterar a redação do artigo 6, nº 7 da Lei que trata dos descendentes de judeus sefarditas no sentido de se inserir requisitos de ligação à comunidade nacional mais coerentes dos que os estabelecidos no Regulamento. Um dos aspectos propostos é estabelecer que os requisitos sejam atuais: como a participação ativa na comunidade portuguesa há pelo menos 3 anos ou autorização de residência.

No último dia 23, as propostas foram a debate, mas o partido Livre teve aprovado um requerimento pedindo que todas as propostas fossem para a Comissão Competente e se chegasse a um consenso. A consequência disso poderá ser mudanças na Lei de Nacionalidade.

Um evento online gratuito debaterá as propostas de mudança à Lei de Nacionalidade que poderá ser uma verdadeira reviravolta na história dos descendentes de judeus sefarditas que buscam a nacionalidade portuguesa, mas estavam preocupados com as recentes mudanças ao Regulamento. Isabel Comte, jurista da Martins Castro e ex-conservadora e Thiago Huver, advogado e sócio do escritório são os convidados.

O encontro online será no próximo dia 28, às 20h de Portugal e 16h do Brasil. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo site: move.martinscastro.pt/evento-mudancas-lei-nacionalidade