on July 13, 2020
eBook Sefarditas

Aguiar Family: Northeast and South Brazil

on July 13, 2020

Família Aguiar: Nordeste e Sul do Brasil

Ao norte de onde hoje se localiza Portugal, na região de Trás-os-Montes, um enorme penhasco da Serra do Alvão servia de habitat para uma espécie de águia da região, inspiração para o nome da vila que surgiu no local, a vila de Aguiar. Com o tempo, primitivas civilizações foram ocupando as áreas à sombra do enorme penedo, deixando indícios arqueológicos. Depois vieram os romanos, suevos, visigodos e, por fim, os muçulmanos, expulsos posteriormente pelos cristãos ibéricos.

Daquela região teriam surgido os primeiros a ostentarem o sobrenome Aguiar, que seria então de origem toponímica. O período em que isso ocorreu, mais uma vez foi o reinado de D. Afonso I, primeiro rei de Portugal, apontado como momento de surgimento das mais numerosas e tradicionais famílias da região. Evidence points that the Aguiar family would have arisen from the Guedes and D. Pedro Mendes de Aguiar would have been their patriarch. D. Pedro teria sido também o ascendente dos Aguillares da Espanha.

YOU CAN START YOUR GENEALOGIC TREE.

De Portugal para a América

De Portugal, a família Aguiar espalhou-se pela península e pelos Açores, rumando mais tarde para a América, onde deixou vasta descendência. No Nordeste do Brasil, os Aguiar entrelaçaram-se com os Bandeira, Ximenes, Oliveira, Melo, Montenegro e Aragão, especialmente em Pernambuco e no Ceará. Os casamentos entre essas famílias fazem com que os atuais Aguiares da região descendam diretamente de dois sefarditas, Branca Dias e Abraham Senior. A família é bastante numerosa no Norte do Ceará, em municípios como Sobral, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Massapê, Granja, dentre outros.

Já ao Sul do Brasil, outro ramo dos Aguiar ocupou a região dos município paulistas de Cotia, Itu, São Roque e circunvizinhanças. Affonso Dias de Aguiar, natural de Barcelos, Portugal, casou-se com uma descendente do sefardita Junca Montesinho em 1575 e, três gerações depois, Antonio de Aguiar casou-se com Anna Cardozo no Brasil (1668).

Important to remember: Last names are indications, but they do not determine whether or not you are descendants of Sephardic Jews. To prove this link, a genealogical study is really necessary.